RESSIGNIFICAÇÃO DA CULTURA NO CAMPO PUBLICITÁRIO BOLIVIANO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA CERVEJA PACEÑA

Diego Altamiro

Resumo


Abordar a questão da ressignificação da publicidade e como ela evolui através da identidade cultural boliviana, é importante pois de certa forma continua valorizando e reafirmando a essência do folclore e das tradições, alterando as noções de criatividade para as quais a indústria da publicidade estava enraizada na Bolívia e na América Latina. Em base a minha experiência como comunicador e publicista surge a necessidade de realizar uma investigação que prime por uma revisão histórica da ressignificação e valorização da identidade cultural promovida pela política boliviana, desde o ano 2005 com a entrada do Presidente Evo Morales Ayma até o ano 2018 já que permanece em vigência. Em base a Semiotica aplicada na publicidade de Lucia Santaella se mostrará uma análise das embalagens da empresa de Cerveja Paceña (empresa tradicional da Bolivia) que mostram essa revalorização da cultura nacional, sendo esses fatores os influentes para a bolivianidade ser ampliada ao pais inteiro e até latino américa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/asppdci.v1i13.4646

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