IMAGENS PRESENTES NAS QUESTÕES DE LÍNGUA ESPANHOLA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Denise Pereira da Silva

Resumo


Este trabalho tem como tema o estudo do uso de imagens nas avaliações de língua espanhola no exame nacional do ensino médio (ENEM), tendo o mesmo nascido no âmbito tanto da sala de aula da graduação em Letras, como nas salas do ensino médio, pois percebendo o constante uso de imagens nas avaliações, tais grupos se questionavam como melhorar suas performances, enquanto docente, preparando seu alunado, ou candidato, avaliado pelo exame. Diante deste panorama, e visando contribuir para uma melhor qualificação dos graduandos e dos futuros universitários, embarcamos no universo das imagens, buscando entender o conceito de imagem, identificar qual método seria mais adequado ao tipo de enfoque dado pela avaliação nas questão com imagem, para tanto tomamos como base os exames do Enem de 2010 à 2016. Objetivando entender toda a engrenagem desta prova, buscamos investigar leis, diretrizes, e a história do ensino do espanhol no Brasil, bem como alguns métodos de análise e interpretação de imagem, optando pelo iconológico de Panofsky por entender ser o mesmo mais adequado ao tipo de exame que propõe o Enem, pois além de sua aplicabilidade na elaboração de questões avaliativas, possibilita também ao examinador calibrar o grau de aprofundamento de análise das questões.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/asppdci.v1i13.4666

Apontamentos

  • Não há apontamentos.