EDUCAÇÃO GEOMÉTRICA E ARTE VISUAL DE LEONARDO DA VINCI: UMA EXPERIÊNCIA PELA A ANÁLISE GEOMETRIA DO QUADRO DA MONA LISA

Jorge Luiz Prudencio Dutra

Resumo


O objetivo desse trabalho foi educar estudantes do Colégio Estadual Senhor do Bonfim (CESB) pela Modelagem Matemática e a Geometria nos desenhos e pintura de Mona Lisa de Leonardo da Vinci e aproximar do futuro lugar da profissão. O procedimento dessa experiência de extensão, teve origem na pesquisa sobre temas sobre Geometria, a organização de um plano de intervenção e a realização da extensão universitária do componente Laboratório do Ensino da Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática lotado no Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Os métodos operados foram o estudo bibliográfico, a Modelagem Matemática e o expositivo com a finalidade de ensinar os pensamentos geométricos e suas representações nos desenhos e na pintura da Mona Lisa. A Educação Básica foi o foco da intervenção, em especial estudantes do CESB. Organizamos a intervenção em forma de feira livre intitulada: I Feira de Aprendizagem do Laboratório do Ensino da Matemática (I FALEM). Pela Educação Geométrica, podemos demonstrar pensamentos e expressões geométricas nas formas, linhas, sombra, movimento, vários atributos e atribuições nos gráfico-visuais de Mona Lisa aos e às estudantes do CESB e provocar a emoção de aprender novos sentidos e significados da Geometria na Arte Visual.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/asppdci.v1i13.4691

Apontamentos

  • Não há apontamentos.