A GEOMETRIA E O DESENHO GEOMÉTRICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA EM BRAILE

Soane da Silva Moreira

Resumo


Esse texto mostra como se processa o ensino e a aprendizagem em alunos cegos, a partir da análise dos capítulos de Geometria e o Desenho Geométrico dos livros didáticos de Matemática do ensino fundamental escritos em braile, a saber, Matemática - Pode contar comigo! A pesquisa documental deu suporte para a análise de entrevistas semiestruturadas aplicadas em sete alunos cegos e a metodologia qualitativa possibilitou a realização dessas entrevistas e de conversas informais com a direção e a professora de Matemática do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, na cidade de Feira de Santana/BA. As imagens mentais já construídas pelos alunos cegos e experiências de vida são suportes valiosos nesse processo educacional. Os resultados mostram que as formas geométricas presentes nos livros didáticos de Matemática em braile auxiliam bastante no ensino/aprendizado da Geometria/Desenho Geométrico, e que o estudo conjunto é capaz de desenvolver o aluno de maneira interdisciplinar. Os estudantes cegos conseguem perceber as formas geométricas pelo tato e são capazes de adquirir novos conhecimentos através de outros sentidos, mas existem algumas figuras geométricas trabalhadas nesses livros que por si sós não conseguem fazer com que isso aconteça, sendo necessário o uso de outros recursos didáticos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/asppdci.v0i14.5032

Apontamentos

  • Não há apontamentos.