A IMAGEM DA MULHER NEGRA NO INSTAGRAM DA EUDORA

Fernanda Barbosa dos Santos

Resumo


O presente texto é um recorte da pesquisa de dissertação em andamento intitulada a imagem da mulher negra nos anúncios da marca Eudora, pertencente ao grupo Boticário e lançada em fevereiro de 2011. Este artigo em específico faz uma análise dos posts feitos de julho a setembro de 2019 no Instagram da marca para verificar quantas vezes a imagem da mulher negra aparece, de que forma e para qual produto ela é representada nas postagens deste período, de acordo com as concepções de Martine Joly sobre análise de imagens. Utilizamos também os conceitos abordados por Laraia (2001) e Muniz Sodré (2005) sobre cultura para fundamentar nossa pesquisa como uma prática cultural, além de outras referências que nos nortearão nesta primeira análise. Concluímos que o contingente de representação de mulheres negras ainda é pouco, ainda somos minoria representadas, nossa beleza ainda não é enaltecida nessas postagens e não se tem produtos para pele negra.

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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/asppdci.v0i14.5037

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