Perspectivas socioculturais das charges sobre o ‘‘corre’’: Uma imersão no trabalho de Gilmar Machado Barbosa
Resumo
Os recorrentes desafios enfrentados pelos trabalhadores no mercado de trabalho frente ao desemprego
ganham, na contemporaneidade, significativa atenção no meio artístico na forma de crítica e de reivindicação. Este
artigo busca enfatizar o trabalho do chargista Gilmar Machado Barbosa, destacando sua trajetória e experiência
laboral, analisando algumas das suas obras políticas sobre a precarização do trabalho. A pesquisa parte da premissa
e da importância sociocultural das charges para luta política trabalhista, além da abordagem psicossocial do
trabalho para sinalizar possibilidades de valorização e ressignificação do corre popular urbano. A partir de uma
revisão bibliográfica e de uma entrevista de cunho qualitativa com o chargista, foram constatados elementos de
identidade, de criatividade e de adequação no trabalho autônomo, apesar das dificuldades do ofício. Sobressai a
questão da identidade em detrimento de atividades mecanizadas e robotizadas, cujo único objetivo é prover apoio
técnico-administrativo, despersonalizando o indivíduo. A charge é elemento fundamental para solidificação desse
processo, ao passo que o corre pode ser, ao mesmo tempo, ofício do artista, e objeto de trabalho na arte,
possibilitando a comunicação com a classe trabalhadora, conscientizando-a sobre temas sumários do mundo do
trabalho.