Desafios para repensar a imagem indígena: A Lei 11.645/08 e as lacunas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Bruna Jéssica Cabral Silva
  • Carlos Augusto Lima Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.13102/asppdci.v1i1.8060

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a representação dos povos indígenas no contexto
educacional através da Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino da temática indígena na escola, e as lacunas
existentes na sua aplicabilidade na Base Nacional Comum Curricular- BNCC, documento normativo que define
as aprendizagens essenciais da educação básica, levando em consideração, também os seus desdobramentos em
manuais didáticos por meio de revisão de literatura. Algumas reflexões acerca da Lei 11.645/08, sua aplicabilidade
na Base Nacional Comum e seus desdobramentos em manuais didáticos nortearão as discussões desse trabalho.
As representações serão discutidas na perspectiva da História Cultural que tem como objetivo ampliar o
conhecimento e abrir as fronteiras para o estudo das experiências históricas. Desse modo, será possível entender
os povos indígenas com culturas diversas e questionar estereótipos reproduzidos no contexto educacional

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Publicado

2022-04-21