Recolhendo pérolas no caminho, e revisitando o meu mar. - Relato de experiência, uma narrativa autobiográfica-
DOI:
https://doi.org/10.13102/asppdci.v1i1.8064Resumo
Este artigo trata de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido com alunos com idade de dezessete a vinte e cinco anos, de um curso pré-vestibular particular, na cidade de Feira de Santana – Ba, dentro da disciplina de língua espanhola. O objetivo deste trabalho foi verificar o quão significativo seria apresentar, aos mesmos, um método de leitura das imagens presentes nas avaliações de espanhol, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Visando com isso, avaliar a importância desta ferramenta, como elemento facilitador e elucidativo dos textos neste idioma que apresentavam as modalidades de texto: verbal e imagético. Foram realizadas aulas onde o método iconográfico e iconológico lhes foi apresentado, e experimentado, nos diversos textos das provas do Enem dos anos de 2010 a 2016. As dúvidas quanto aos passos necessários para uma leitura efetiva, e reconhecimento de vocabulários alheios à compreensão destes alunos, foram sanadas a partir da exposição e treinamento do uso do método de Panofsky (iconografia e iconologia). Esta experiência permitiu constatar a necessidade da oferta, nos cursos de Formação de Professores de Espanhol, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), de disciplinas cujo conteúdo esteja voltado à análise imagética, condição “sine quo non” para que os professores egressos desta Instituição estejam habilitados a desenvolver tal competência.