NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DO COVID- 19: CONVERGÊNCIAS ENTRE EDUCAÇÃO E DESIGN PARA FORMAÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS MEMORÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.13102/asppdci.v1i1.8066Resumo
A partir do desenvolvimento tecnológico e científico, é possível perceber diversas mudanças na cultura, como
surgimento de algumas necessidades humanas e o caimento em desuso de outras. O ambiente educacional vivencia essa
situação: a necessidade de revisar as estratégias educacionais por conta do isolamento social provocado pela pandemia
do Covid-19. A educação é uma das áreas que vivenciam esse cenário, sendo pauta de pesquisas acadêmicas e congressos
para discutir quais rumos da atividade e a sua contribuição para formação dos aprendizes. A presente pesquisa traz uma
revisão de literatura que investiga o contexto criado pela pandemia dentro da educação infantil a fim de propor, em nível
teórico, formas de o design contribuir e guiar educadores para a criação ou seleção de desenhos animados como ferramenta
na educação remota. As reflexões traçaram conexões entre aprendizagem, memória e mostra o design como um potencial
agente colaborador para a criação de desenhos animados como material educacional memorável.