CONTOS AFRICANOS E ILUSTRAÇÃO: Uma experiência interdisciplinar

Autores

  • Gleciane Tavares de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.13102/asppdci.v1i1.8067

Resumo

Esta pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Artes Visuias pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2020 com objetivo geral o desenvolvimento de uma proposta pedagógica interdisciplinar entre o campo das ilustrações e os contos africanos, na realização de contação de histórias da literatura africana, levando os alunos a produzir ilustrações a partir do livro ilustrado “As meninas negras” (2010). O aporte teórico está fundamentado em autores como Souza (2008) Ivani Fazenda (1993) Walt Fonseca e Cury (2000) entre outros, além da Lei 10.639/2003. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo com pesquisa de campo. Os resultados foram obtidos através de atividades direcionadas aos alunos. A partir desses resultados foi possível concluir o quanto as imagens são fundamentais nesse processo de formação da cultura visual da criança, pois através desse repertório imagético elas conseguem constituir suas próprias referências culturais de tal lugar, pessoas, cultura etc. Dentre isso trazemos a reflexão do quanto se faz relevante às escolas adentrarem com propostas de atividades para que visões estereotipadas da cultura africana sejam desconstruídas.

Downloads

Publicado

2022-04-21