O PENSAR DESENHO COMO REFLEXÃO E SIGNIFICAÇÃO DO PENSAMENTO: CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM E DA PRÁTICA

Autores

  • Kézia de Santana Silva
  • Luana Santos do Vale
  • Manuely Correia Dias Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.13102/asppdci.v1i1.8069

Resumo

Este trabalho tem como objetivo dialogar sobre uma dinâmica mobilizada durante o acolhimento no estágio supervisionado remoto de Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Essa experiência ocorreu em momentos separados em Escolas Estaduais e de níveis de escolaridades distintos no município de Feira de Santana – Bahia. Para atender o objetivo da atividade, propusemos pensar a partir da perspectiva de Panofsky (2007) buscando relacionar o desenho e a concepção de mundo e Peixoto (2013) elencando as questões do espaço, a linguagem e a concepção de desenho na modernidade. Do ponto de vista didático- pedagógico a prática desenvolvida em sala de ambiente virtual foi de caráter instrutivo na qual os alunos construíram um desenho a partir dos comandos dados pelas professoras. Por conseguinte, a atividade construída pelos aprendizes de ambas as turmas tiveram como resultado múltiplos desenhos nos quais carregavam a especificidade de cada sujeito. Além disso, os estudantes puderam dialogar e debater a respeito da funcionalidade da dinâmica que tomou forma por meio da criação do desenho e assim levantaram reflexões de cunho sociocultural.

Downloads

Publicado

2022-04-21