Chamadas

 

Antes de submeter seu texto, leia atentamente as seções Foco e Escopo da Revista e Diretrizes para autores http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/abou

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO:

"Crítica Textual e Edição de Textos: diálogos com a Linguística de Corpus"

 

Organização: 

Alícia Duhá Lose (UFBA)

Afranio Barbosa (UFRJ)

Huda da Silva Santiago (UEFS)

 

Período de submissão:

25 de agosto a 30 de novembro de 2021

 

Publicação: Julho de 2022

 

Ementa: 

Os corpora histórico-diacrônicos disponibilizados, em maior escala, na primeira década deste novo milênio, buscam proporcionar às pesquisas linguístico-históricas amplo repositório documental controlado nos eixos do tempo, espaço e no dos gêneros textuais, conforme os limites impostos pela quantidade e qualidade das fontes que sobreviveram ao descarte cotidiano, ou à destruição de acervos privados e institucionais ao longo da História. Se já é difícil levantar e editar os mesmos gêneros textuais em cada lugar e época previstos nos corpora, mais difícil ainda seria manter a representatividade de normas cultas e de normas populares sem a devida qualidade do trabalho histórico-filológico para identificar paradigmas de escrituração, autenticidade de textos, informações arquivísticas, círculos de escritura-leitura urbanos e além-urbanos, tradições externas, padrões paleográficos, codificações de normas, descrições de valores sociais de normas cultas, estudos de estruturas linguísticas exemplares em gêneros textuais considerados modelares etc. Avançar nessa direção do controle de fatores externos na Linguística do Corpus implica, necessariamente, contar com o crivo da Filologia. Nesse sentido, esta publicação pretende reunir, entre muitas outras, as reflexões e propostas celebradas nos dias do V Congresso Internacional de Linguística Histórica, em julho de 2021, na Unicamp/SP, dentro da área temática Crítica textual, edição de textos e Humanidades Digitais. Espera-se que os trabalhos apresentados neste número especial busquem apresentar boa dimensão da complexidade, variedade de metodologias que se abrem às muitas possibilidades de diálogos interdisciplinares, desde as vertentes mais conservadoras e tradicionais, até sua inserção no universo das Humanidades Digitais. Uma amostra do painel de interesses e contatos que vem sendo estabelecidos na área.

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CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO:

"Ensino de Língua, Práticas de linguagem e Tecnologias: dimensão ética e responsabilidade social"

Organização: 

José António Marque Moreira (Universidade Aberta de Portugal)

Obdália Santana Ferraz Silva (UNEB)

Úrsula Cunha Anecleto (UEFS)

 

Período de submissão:

20 de outubro de 2021 a 20 de julho de 2022

 

Publicação: dezembro de 2022

 

Ementa: 

O dossiê tem o objetivo de reunir artigos que apresentem pesquisas com interface entre Estudos Linguísticos e Educação, com foco na formação e na prática docente em diferentes dimensões e espaços educativos (formais e não-formais), níveis e modalidades de escolarização, incluindo a docência universitária, cujas discussões articulem o domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação ao campo da linguagem e/ou ao ensino de língua, da formação, da ética, da humanidade e da responsabilidade social. Entendemos que as diferentes dimensões dos processos formativos enfrentam, na contemporaneidade, desafios diversos, mas a responsabilidade social e a ética constituem valores basilares, capazes de alicerçar o agir intencionado dos sujeitos envolvidos em atos educativos. Nesse sentido, refletir acerca dos valores éticos e sociais no processo de ensino da língua torna-se essencial para uma Educação que se quer justa, de qualidade e comprometida com a formação de uma sociedade mais humana, democrática e equitativa. A expectativa é de que os artigos que integrem o dossiê apresentem resultados de estudos ou de pesquisas que acionem as práticas de linguagem, entendo-as como formas culturalmente sensíveis de usar a leitura, a escrita e a oralidade em diversos eventos sociocomunicativos, mobilizados pelas mídias impressas ou digitais, levando-se em consideração a diversidade de linguagens presentes no contexto social atual e a necessidade de instauração de outros/novos procedimentos éticos em ações interativas nas mais diversas esferas de comunicação.

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CHAMADA PARA O VOLUME 22 (2021), números 1, 2 e 3

Número 3: Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas (Prazo para submissão dos originais até 30/08/2021)

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CHAMADA PARA O VOLUME 23 (2022), números 1, 2 e 3

Número 1: Estudos Literários (Prazo para submissão dos originais até 30/11/2021)

Número 2: Estudos Linguísticos e Filológicos (Prazo para submissão dos originais até 30/11/2021)

Número 3: Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas (Prazo para submissão dos originais até 30/06/2022)