A Cor das Letras

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista A Cor das Letras?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Cor das Letras aceita trabalhos inéditos de pesquisadores e/ou professores doutores vinculados a instituições de ensino superior nacionais ou internacionais. Estudantes de mestrado e doutorado poderão propor trabalhos em coautoria com um professor doutor. 

Cada autor poderá submeter até dois trabalhos, sendo um deles em coautoria. 

Para os números regulares da Revista, serão aceitos trabalhos em fluxo contínuo, estando aberta para submissão de trabalhos inéditos: artigos, resenhas e traduções.

As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês.

Conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos ao periódico são de responsabilidade de seus autores. Artigos resultantes de pesquisa com seres humanos devem informar, no corpo do trabalho, o número do protocolo de aprovação da comissão de ética à qual foi submetido. Os trabalhos aceitos são publicados em meio eletrônico.

Cada número da revista conterá, no mínimo, 8 e, no máximo, 18 artigos.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os textos submetidos à Revista terão, no máximo, 20 (vinte) páginas e obedecerão à seguinte formatação: 

1. Devem ser enviados dois originais em formato Word: um, com identificação (nome, filiação acadêmica e email); outro, sem identificação. O original com identificação deve ser inserido na seção "Transferência do manuscrito", e o original sem identificação deve ser inserido na seção "Transferência de documentos complementares"; 

2. Configure o tamanho do papel para o tamanho A4, com margens 3 cm superior e esquerda 2 cm inferior e direita; 

3. O texto deve ser apresentados sem formatação especial, tais como: cabeçalho, numeração de páginas, divisão silábica hifenizada e diagramação em colunas; 

4. Os intertítulos devem apresentar: caixa alta, corpo 12, negrito, alinhados à esquerda; 

5. Os itens e subitens, quando hover, devem ser numerados (1; 1.1; 1.2, etc.), com fonte em corpo 12 e seguir a ordem caixa alta negrito, caixa alta sem negrito, caixa baixa negrito etc., alinhados à esquerda; 

6. O trabalho deve ser apresentado em fonte Garamond, na seguinte sequência:

  • Título (fonte 17, negrito, caixa baixa, centralizado);
  • Título em inglês (fonte 14, em itálico, centralizado);
  • Nome(s) do(s) autor(es) (em fonte 11, centralizado), abrindo, uma nota de rodapé (asteriscos), com a filiação acadêmica (nome da universidade em itálico, cidade, estado, país);
  • Resumo (fonte 9, com recuo de 1 cm em relação à margem, justificado, com espaço simples entre linhas);
  • Palavras-chave (até 5 palavras separadas por ponto, fonte 9, com recuo de 1 cm em relação à margem, justificado, com espaço simples entre linhas);
  • Abstract (fonte 9, com recuo de 1cm em relação à margem, justificado, com espaço simples entre linhas);
  • Keywords (até 5 palavras separadas por ponto, fonte 9, com recuo de 1cm em relação à margem, justificado, com espaço simples entre linhas);
  • Corpo do texto (fonte 12, com espaço simples entre linhas); o recuo dos parágrafos deve ter 1cm em relação à margem; versos e citações, em fonte 10, devem vir blocados em espaço simples, sem itálico, com recuo de 2cm em relação à margem e separados do restante do texto por meio de espaço duplo no início e no fim;

7. A norma de padronização adotada pela A Cor das Letas é a ABNT.

a) As citações devem seguir o sistema autor-data das normas da ABNT NBR 10520:2002.

b) As formas básicas de citação são apresentadas e exemplificadas a seguir:

Autor de citação fora de parênteses: letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano e página.

Segundo Silva (1979, p. 15), a filologia é uma das ciências mais antigas.

Autor de citação entre parênteses: apenas letras maiúsculas com ano e página.

As diferentes práticas culturais da escrita são determinadas pelas formas de materialização dos textos (SILVA, 1979, p. 42).

Citação indireta: não usar aspas, mas indicar autor, data e página.

Para Silva (1979, p. 2), não podemos ignorar a participação dos analfabetos nas diferentes práticas culturais da escrita.

Citação direta com menos de três linhas: usar aspas duplas, indicando ainda autor, data e página; usar aspas simples para citação dentro da citação.

A história cultural dá conta do estudo das formas pelas quais os textos “são produzidos, circulam na sociedade e são consumidos” (SILVA, 1979, p. 110).

 - Citação direta com mais de três linhas: parágrafo com recuo de 2 cm, fonte tamanho 10, sem itálico e sem aspas, indicando ao final entre parênteses autor, data e página.

Como lembra Barreiros (2016, p. 125): 

A representação do passado somente se efetiva através da linguagem, da elaboração de uma narrativa que se associa à ideia de reconstituição e de explicação do vivido. É assim que as experiências concretas podem ser transmitidas e apreendidas pelo outro. São as narrativas, enquanto discursos construídos, que permitem ao sujeito comunicar suas impressões do passado.

Intervenções em citação direta: reticências entre colchetes para supressões; interpolações, acréscimos ou comentários entre colchetes; ênfase ou destaque em itálico.

São chamados de superestratos “as línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem [...] absorvê-la” (SILVA, 1979, p. 110). 

Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas no mesmo ano: acrescentar letra minúscula, em ordem alfabética, após a data e sem espaço no texto e nas referências.

O português tem sido contemplado em estudos românicos no Brasil (SILVA, 1979a, 1979b).

Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas em anos diferentes: separar ano por vírgula.

Silva (1961, 1989) tratou da questão do português do Brasil.

Citação de obra com mais de um autor: separar cada autor por ponto-e-vírgula.

As diferenças dialetais entre português brasileiro e lusitano aparecem em diferentes níveis linguísticos (ARAÚJO; ANTUNES, 1985, p. 9-24).

Citação de obras de diferentes autores: separar por cada obra por ponto-e-vírgula em ordem alfabética.

A filologia evoluído ao longo do tempo e merece diferentes olhares (OLIVEIRA, 1979; CARVALHO, 1976).

Citação de uma obra extraída de outra obra: indicar autor e ano da citação, colocar expressão apud e indicar autor, ano e página da obra em que foi feita a citação.

Como havia assinalado Martins (1917-1919, p. 230 apud CHARTIER, 1979, p. 4), “os meios de transmissão do texto mudam com os avanços das tecnologias”.

e) Para os demais casos, recomenda-se consulta direta ao texto das normas da ABNT NBR 10520:2002

8. Citações em língua estrangeira: no corpo do texto, deve constar apenas a tradução do texto citado e informar, em nota de rodapé, que se trata de uma tradução. A citação original, em língua estrangeira, caso seja imprescindível, deve apresentar a tradução em nota de rodapé, entre aspas e em itálico. Casos específicos devem ser comunicados aos editores.

IMAGENS

1. As imagens que constam nos artigos precisam ser enviadas em jpeg. e em alta resolução (300 dpi). Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados; 

2. As imagens precisam ser enviadas separadamente dos textos, como arquivo de Documento Suplementar, de acordo com os passos indicados no processo de submissão dos textos pelo sistema. Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados; 

3. Os autores deverão indicar obrigatoriamente as fontes completas de cada figura. Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados; 

4. Ilustrações, gráficos, tabelas etc. devem conter informações sobre as respectivas legendas e fontes (quando não são originais); 

5. A Cor das Letras somente publicará imagens que estiverem acompanhadas das autorizações de uso, se for o caso.

 

REFERÊNCIAS

As referências devem seguir a norma NBR 6023 da ABNT e ser apresentadas no fim do artigo, em ordem alfabética, conforme os modelos apresentados a seguir: 

• Livro: devem-se indicar nome do autor, título do livro em itálico (subtítulo em redondo), cidade de publicação, editora e ano da publicação. 

JAMESON, F. O marxismo tardio. São Paulo: Unesp, Boitempo, 1997.

AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria do romance. 8. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1999.

AUGÈ, M. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994. 

• Capítulo de livro: devem-se indicar nome do autor, título do capítulo (sem destaque, ou seja, sem aspas ou itálico), a preposição in (In:) e a referência completa do livro: nome do autor ou organizador, título do livro em itálico (subtítulo em redondo), cidade de publicação, editora, ano de publicação e numeração de página do capítulo. 

FOUCAULT, M. A prosa do mundo. In: FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 23-61.

BOSI, A. Vieira e o reino deste mundo. In: IANNONE, C. A.; GOBBI, M. V. Z.; JUNQUEIRA, R. S. (Org.). Sobre as naus da iniciação. Estudos portugueses de literatura e história. São Paulo: Editora Unesp, 1997. p. 13-47. 

• Artigo em periódico: devem-se indicar nome do autor, título do artigo (sem aspas ou itálico), nome do periódico (em itálico), cidade de publicação, volume e número do periódico, números de páginas e ano de publicação. Antes do nome do periódico, não é necessário indicar “In:”. 

SARGENTINI, V. M. O. A construção da análise do discurso: percurso histórico. Revista Brasileira de Letras, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 39-44, jul. 1999. 

• Documentos eletrônicos: 

BELLATO, M. A.; FONTANA, D. C. El niño e a agricultura da região sul do Brasil. Disponível em: <http://www.cntp.embrapa.br/agomet/elnino2>. Acesso em: 6 abr. 2001. 

• CD-ROM: 

KOOGAN, A.; HOUASSIS, A. (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta, Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia. 

• Trabalho sem indicação de autoria: 

PREFACE to representative poetry on-line: version 2.0 [on-line], 1996. Disponível em: <http://library.utoronto.ca/www.utel/rp/intro.html1>. Acesso em: 17 jan. 1997. 

• Trabalhos acadêmicos: 

BAGNOLI, V. O direito da concorrência e sua aplicação na área de livre comércio das Américas. 2003. 275 f. Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico)–Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2003. 

8) sempre que tiverem os trabalhos aprovados com modificações, os autores devem ater-se às recomendações do(s) avaliadore(s), sendo vedadas alterações substanciais não previstas nas recomendações recebidas;

9) o tempo padrão para a conclusão das alterações recomendadas é de 07 (sete) dias.

__________________________________________________________

A Cor das Letras accepts unpublished works by researchers and/or PhD-qualified professors/lecturers linked to institutions of higher education and national or international research centers. Master’s degree and PhD students may propose a co-authored work with a PhD-qualified professor.

Each author may submit up to two articles, one of them in co-authorship.

For the regular issues, work will be accepted in a continuous stream, the journal being open for submission of unpublished works: articles, reviews and translations.

The languages accepted for publication are Portuguese, English, Spanish and French.

All concepts and opinions contained in papers submitted to the journal are the responsibility of the authors. Articles resulting from research with human beings must contain the number of the approval protocol of the ethics committee to which it was submitted. Accepted papers are published electronically.

Each issue of the journal will contain between eight and eighteen articles.

As a part of the submission process, authors are required to verify the compliance of the submission with respect to all items listed below.

Submissions that are not in compliance with the standards will be returned to the authors.

 


Texts submitted to the Magazine will have a maximum of 20 (twenty) pages and will be formatted as follows:

 

1. There must be sent two originals in Word format: one, with identification (name, academic affiliation and email); another, without identification. The original with identification must be inserted in the section "The manuscript transfer” and the original without identification must be inserted in the section "Transfer of complementary documents";

2. Set the paper size to A4, with upper and left margins of 3cm and lower and right of 2 cm;

3. The text should be presented without special formatting, such as: header, page numbering, hyphenated syllabic division and column layout;

4. Inter-titles as follows: uppercase letters, font 12, bold, aligned to the left;

5. Items and sub-items, when included, should be numbered (1; 1.1; 1.2, etc.), with font style in body 12 and follow the order: bold uppercase, uppercase, bold lower case etc., aligned to left;

6. The paper must be written using Garamond font, considering the following guidelines:
• Title (17-point font size, bold, lowercase, center alignment);
• Title in English (14-point font size, in italics, center alignment);
• Author's name (11-point font size, center alignment), linked to a footnote (using asterisks), describing academic affiliation (name of the university in italics, city, state, country);
• Abstract in Portuguese (9-point font size, indented 1cm from the margin, justified, simple line spacing);
• Keywords in Portuguese (5 words as a maximum, separated by points; 9-point font size, indented 1cm from the margin, justified, simple line spacing);
• Abstract in English (9-point font size, indented 1cm from the margin, justified, simple line spacing);
• Keywords in English (5 words maximum, separated by points; 9-point font size, indented 1cm from the margin, justified, simple line spacing);
• Body (12-point font size, simple line spacing); Paragraphs must be indented 1cm from the margin; verses and quotations, 10-point font sized, presented in blocks and simple line spacing, without italics, indented 2cm from the margin and separated from the rest of the text by double line spacing at the beginning and at the end;

7. The normalization regime adopted by A Cor das Letras is ABNT.

a) The quotes must follow the author-date system of ABNT NBR 10520:2002 rules.


b) Basic quote forms are shown and exemplified below:

 

- Quote author out of parentheses: Capital initial letter followed by lowercase with year and page.

According to Silva (1979, p. 15), philology is one of the most ancient sciences.

- Quote author in parentheses: Only capital letters with year and page.

The different cultural practices of writing are determined by the materialization forms of the texts (SILVA, 1979, p. 42).

- Indirect quote: Do not use quotation marks, but indicate author, date and page.

For Silva (1979, p. 2), we can’t ignore the participation of illiterates in the different cultural practices of writing.

- Direct quote with less than three lines: Use double quotation marks, still indicating author, date and page; use single quotation marks for citation in the quotation.

Cultural history handles the studying of the forms by which texts “are made, diffused within society and consumed” (SILVA, 1979, p. 110).

- Direct quote with more than three lines: Paragraph with indentation of 2 cm, 10-sized font, no italic and no quotation marks, indicating at the end in parentheses author, date and page.

As Barreiros reminds us (2016, p. 125):

 

The representation of the past is only effected through language, the elaboration of a narrative that associates the idea of the reconstitution and explanation of what was lived. This is how concrete experiences may be transmitted and learned by another. The narratives are, as produced speech, the ones which allow the person to communicate his or her impressions of the past.

 

- Interventions in direct quote: Suspension point in brackets for suppression; interpolations, additions, or comments in brackets; emphasis or feature in italic.

The called superstrata are “the languages of the conqueror peoples which influences the language of the conquered ones without […] absorbing it” (SILVA, 1979, p. 110).

- Quote of more than one work from the same author published in different years: Separate year using comma.

Silva (1961, 1989) discussed the question of Brazilian Portuguese.

- Quote of a work by more than one author: Separate each author by using semicolon.

The dialectical differences between Brazilian and Lusitanian Portuguese show up at different linguistic levels (ARAÚJO; ANTUNES, 1985, p. 9-24)

- Quote of works from different authors: Separate each work by using semicolon and in alphabetic order.

Philology evolved over time and requires different angles of view (OLIVEIRA, 1979; CARVALHO, 1976).

 - Quote of a work extracted from another: Indicate author and the year of the citation, use the expression apud and indicate author, year and page of the work in which the citation was made.

As signalized by Martins (1917-1919, p. 230 apud CHARTIER, 1979, p. 4) “the means of transmission of the text changed with technological advances”.

e) For other cases, a direct consultation of the text ABNT NBR 10520:2002 is recommended

8. Quotes in a foreign language: In the body of the text, there must be only the translation of the quoted text and information, in a footnote, that it is a translation. The original quote, in the foreign language, when indispensable, must present the translation in a footnote, in quotation marks and italics. Specific cases must be communicated to the editors.

 

IMAGES

 

  1. Images that appear in articles need to be sent in jpeg. Format and in high resolution (300dpi). Texts that don’t meet this standard will be declined;
  2. Images need to be sent separately from the texts, as a Supplementary Document file, according to the steps indicated by the system in the process of submitting texts. Texts that don’t meet this standard will be declined;
  3. Authors must indicate the complete sources of each figure. . Texts that don’t attend this standard will be declined;
  4. Illustrations, graphics, tables, etc. must contain information about the captions and sources (when not original);
  5. A Cor das Letras will only publish images that are accompanied by authorization of use, if applicable.

REFERENCES

 

References should follow the ABNT standard NBR 6023 and be presented at the end of the article, in alphabetical order, according to the models presented below:

• Book: name of the author, title of the book in italics (subtitle in round), city of publication, publisher and year of publication must be indicated.

JAMESON, F. O marxismo tardio. São Paulo: Unesp, Boitempo, 1997.

AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria do romance. 8. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1999.

AUGÈ, M. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994. 

• Book chapter: name of the author, title of the chapter (without emphasis, without quotation marks or italics), the preposition in (In:) and the complete reference of the book: name of the author or organizer, title of the book in italics (subtitle in round), city of publication, publisher, year of publication and chapter page numbering.

FOUCAULT, M. A prosa do mundo. In: FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 23-61.

BOSI, A. Vieira e o reino deste mundo. In: IANNONE, C. A.; GOBBI, M. V. Z.; JUNQUEIRA, R. S. (Org.). Sobre as naus da iniciação. Estudos portugueses de literatura e história. São Paulo: Editora Unesp, 1997. p. 13-47. 

• Article in periodical: name of the author, title of the article (without quotation marks or italics), name of the journal (in italics), city of publication, volume and number of the periodical, page numbers and year of publication must be indicated. Before the journal name, it is not necessary to indicate "In:".

SARGENTINI, V. M. O. A construção da análise do discurso: percurso histórico. Revista Brasileira de Letras, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 39-44, jul. 1999. 

• Electronic documents:

BELLATO, M. A.; FONTANA, D. C. El niño e a agricultura da região sul do Brasil. Disponível em: <http://www.cntp.embrapa.br/agomet/elnino2>. Acesso em: 6 abr. 2001. 

• CD-ROM:

KOOGAN, A.; HOUASSIS, A. (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta, Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia. 

• Work without indication of authorship:

PREFACE to representative poetry online: version 2.0 [online], 1996. Available at: <http://library.utoronto.ca/www.utel/rp/intro.html1>. Accessed on: 17 Jan. 1997.

• Academic work:

BAGNOLI, V. O direito da concorrência e sua aplicação na área de livre comércio das Américas. 2003. 275 f. Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico)–Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2003. 

8) Whenever work has been approved with modifications, authors should adhere to the recommendations of the evaluator(s), with substantial changes not foreseen in the recommendations received being forbidden;

9) The default time for completing the recommended changes is 07 (seven) days.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    The contribution is original and unpublished and is not being evaluated for publication by another journal; otherwise, it must be justified in “Commentaries to the editor”.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.

    The submission file is in Microsoft Word format.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

    URLs for the references are informed when possible.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    The text follows the style standards and bibliographic requirements described in Guidelines for Authors, on the About the Journal page.

  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    In case of submission to a peer-reviewing section (e.g. articles) the instructions available in ensuring the blind peer-review were followed.

  6. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    The text is in single spacing; uses a 12-point font; uses italic instead of underlining (except in URL addresses); pictures and charts are inserted in the text, not at the end of the document in the form of attachments.

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista.

The authors agree with the Copyright Statement terms which will be applied to this submission if published in this journal.


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.