Análise de dados do Latim no Livro Velho do Tombo

Gustavo Santos Matos, Célia Marques Telles

Resumo


O Livro Velho do Tombo, objeto de análise deste trabalho, arrola documentos como: “doaçoens, escripturas de terras, autos de posse, testamentos, sentenças, despachos, quitações, petições”, entre outros, todos de teor jurídico. O trabalho aqui proposto propõe observar qual a função do uso das notae iuris no fazer notarial no Brasil Colônia presentes no Livro Velho do Tombo elencando e classificando os elementos latinos presentes nos cem primeiros fólios deste livro, seguindo a proposta de Célia Telles e Risonete Souza em trabalho sob o título: De verbo ad verbum: o uso do latim no Livro Velho do Tombo, no qual analisaram o uso do latim no documento Sentença da legacia que alcançou este Conu(en)to contra o P(adr)e Andre lobato da mata sobre humas terras na Vila velha (fólios 70r -78r), classificando-os em: lexias simples, locuções, colocações e argumentos. Todo o trabalho será feito a partir da edição semidiplomática do livro. A partir dos textos editados, proceder-se-á ao levantamento dos trechos, termos, palavras e expressões escritos em língua latina. Seguindo o levantamento e a funcionalidade discursiva destes termos, brocardos jurídicos e trechos encontrados, fazer-se-á a separação, seguindo a categorização proposta por Telles e Batista. Busca-se com este estudo verificar se a classificação proposta pelas autoras é aplicável também a todos os documentos aqui analisados, visando melhor compreender as práticas notariais na Bahia Colônia.


Texto completo:

PDF

Referências


CALCABRINE, Flavia Daianna; TELLES, Célia Marques. 2007. O Livro Velho do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 22. Salvador: PROPPG. 2007.

ETTINGER, Stefan.. Formacion de palabras y fraseología en la lexicografía. In: HAENSCH, G.; WOLF, L.; ETTINGER, S.; WERNER, R. La lexicografía: de la lingüística teórica a la lexicografía práctica. Madrid: Gredos. 1982. p. 233-258. Citado apud TELLES, Célia Marques; SOUZA, Risonete Batista. 2016. De verbo ad verbum: o uso do latim no Livro Velho do Tombo. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador.

LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na história: lições introdutórias. 3 ed. São Paulo: Atlas. 2011.

LIVRO VELHO DO TOMBO DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA DA CIDADE DO SALVADOR. Bahia: Tipografia Beneditina. 1945.

LOSE, Alícia Duhá et al. Livro Velho do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia (Salvador, 1582-1750): edição semidiplomática e análise da formação do pensamento das famílias católicas baianas. Salvador: Faculdades São Bento. Projeto de pesquisa. 2006.

MARTÍNEZ ORTEGA, Maria de los Ángeles. La lengua de los siglos XVI y XVII através de los textos jurídicos: los pleitos civiles de la escribanía de Alonso Rodríguez. Valladolid: Secretariado de Publicaciones e Intercambio Editorial; Univ. de Valladolid. 1999.

TELLES, Célia Marques. Fontes primárias para a sócio-história da Bahia: o Livro Velho do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia. Scripta Philologica. Feira de Santana, BA, v. 4, 2008. p.102-118.

TELLES, Célia Marques; SOUZA, Risonete Batista. De verbo ad verbum: o uso do latim no Livro Velho do Tombo. Estudos Linguísticos e Literários. Salvador. 2015.

TRUBILHANO, Fabio; HENRIQUES, Antônio. Linguagem jurídica e argumentação: teoria e prática. São Paulo: Atlas. 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v17i1.1447

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana

A Cor das Letras está indexada em: 
 
 

A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSNe 2594-9675 
ISSN-L 1415-8973