AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX

Autores

  • Valéria Nancí de Macêdo Santana UEFS
  • Simone Santos de Oliveira UNEB

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v13i1.1479

Resumo

No contexto atual, o da contemporaneidade, é indiscutível o lugar que a imagem ocupa no mundo, uma vez que ela está presente em todas as atividades que desenvolvemos, quer fora quer dentro dos espaços escolares. Este estudo traz uma breve análise das imagens publicitárias utilizadas pelos autores Valquíria Pires e Beluce Belucci, no módulo 5 do livro didático de Ge- ografia do Projeto Radix, do 8º ano do Ensino Fundamental II, da editora Scipione, tendo como objetivo principal compreender como as imagens publicitárias são colocadas neste importante recurso didático. Ao mesmo tempo, julgamos oportuno e instigante investigar como o consumo e o consumismo são retratados através das mensagens trazidas pela publicidade e propagan- da no referido livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida; FREIRE, Denise de Oliveira. A publicidade nos livros didáticos do Ensino Médio. Comunicação & Educação, ano XII, n. 2, maio/ago. 2007.

CASTELLAR, Sônia Vanzella. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin. Novos Rumos da cartografia escolar: currículo, lingua- gem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.

CHARLEAUX, João Paulo. Chile põe publicidade em livro didático. Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110410/not_imp704193,0.php. Acesso em 10 de abr. 2011a.

CHARLEAUX, João Paulo. Fica claro que a educação chilena é um negócio, afirma deputada chilena. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,%E2%80%98fica-claro- que-a-educacao-e-um-negocio--afirma-deputada-chilena,704727,0.htm. Acesso em 11 de abr. 2011b.

DURAND, Gilbert. O imaginário. São Paulo: Difel, 1998.

DURANDIN, Guy. As mentiras na propaganda e na publicidade. São Paulo: JSN Ed., 1997.

IDEC. Publicidade e Consumo — Coleção Educação para o Consumo Responsável. São Paulo: Idec, 2002.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996. PAZ, Otávio. O arco e a lira. Rio de janeiro: Nova fronteira, 1982.

PIRES, Valquíria; BELUCCI, Beluce. Geografia. Projeto Radix. Módulo 5. 8º Ano. São Paulo: Scipione, 2009.

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2001. TAVARES, Mauro Calixta. Reflexões sobre a escola. Curitiba: Juruá, 2008.

TONINI, Ivaine Maria. Livro didático: textualizações em rede? In: TONINI, Ivaine Maria et al. (Org.). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

Downloads

Publicado

2017-02-25

Como Citar

Santana, V. N. de M., & de Oliveira, S. S. (2017). AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX. A Cor Das Letras, 13(1), 139–156. https://doi.org/10.13102/cl.v13i1.1479