O CAMPO DISCURSIVO DOS MINI-DOCUMENTÁRIOS SOBRE A CONDIÇÃO DIASPÓRICA NO CINEMA BRASILEIRO

Mahomed Bamba

Resumo


Num contexto histórico marcado por uma intensa discussão sobre a implementação de políticas afirmativas para com as populações afrodescen-dentes, assistimos, no campo cinematográfico e audiovisual brasileiro, a uma proliferação de filmes de curta e média metragem voltados para a represen-tação dos diversos aspectos da identidade cultural “negra”. Neste texto pro-curo entender como os diretores dos “curtadocs” etnicamente engajados re-visitam uma temática recorrente na tradição do cinema brasileiro (“filmes de assuntos negros” do Cinema Novo) e também como eles renovam, estetica-mente falando, os modos de figuração desta realidade, criando narrativas que transcendem a questão racial para configurarem-se em ensaios e discur-sos críticos sobre aquilo que chamo de “condição diaspórica” no Brasil. Sendo assim, parto da ideia de que são obras que inspiram uma série de hipóteses para repensar as categorias de “cinema negro” e “filmes diaspóri-cos” no interior do cinema brasileiro contemporâneo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v12i1.1485

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