PROPONDO CAMINHOS PARA O LETRAMENTO VISUAL: UMA LEITURA SEMIÓTICA DO LIVRO DE IMAGENS CENA DE RUA
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v9i1.1536Resumo
Este trabalho visa a oferecer uma proposta de leitura de narrativas visuais aos professores de Artes e de Línguas. Para tanto, apresenta uma análise semiótica do livro de imagens intitulado Cena de Rua de autoria de Angela Lago (1994). Discute alguns problemas em torno do letramento visual no contexto escolar. Delineia um panorama do realismo crítico na literatura infantil e juvenil a fim de mostrar o contexto sócio-histórico por meio do qual emerge o discurso desse livro de magens. Analisa a expressão e o conteúdo das imagens, examinando alguns elementos dos níveis narrativo e discursivo do percurso gerativo de sentido para depreender seu sentido.
Downloads
Métricas
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e
quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio):
parte II — linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2000.
CITELLI, Adilson. Educação e mudanças: novos modos de conhecer. In: Idem. (Coord.). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. São Paulo: Quíron; Brasília: INL, 1981.
DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.
GREIMAS. Algirdas Julien. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.
LAGO, Angela. Cena de rua. Belo Horizonte: RHJ, 1994.
PETTER, Margarida. Linguagem, língua, lingüística. In: FIORIN, José Luiz. (Org.). Introdução à Lingüística. I — Objetos teóricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003, p. 11-24.
RESENDE, Vânia Maria. O menino na literatura brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1988.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.