LITERATURA E MULTIMEIOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Eric Zorob, Geruza Zelnys de Almeida

Resumo


O artigo discute o ensino da literatura aliado ao aprendizado das linguagens multimídias e apresenta uma atividade realizada com alunos do Ensino Médio, fundamentada em teóricos da literatura, semiótica e comunicação: a tradução de músicas em videoclipes.


Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. 6. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

JAKOBSON, Roman. A dominante. In: LIMA, Luis Costa. (Org.) Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983, p. 485-491.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

OLIVEIRA, Rui de. A arte de contar histórias por imagens. Presença Pedagógica, v. 4, n. 19, p. 60-74, jan./fev. 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v9i1.1537

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana

A Cor das Letras está indexada em: 
 
 

A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSNe 2594-9675 
ISSN-L 1415-8973