DO ÊXTASE AO CRIME? UM CONTO POLICIAL BRASILEIRO RECHEADO DE LATIM

Valéria Marta Ribeiro Soares

Resumo


Os contos policiais, de Luiz Lopes Coelho, advogado paulista, são pouco conhecidos. Este trabalho visa analisar o conto Do êxtase ao crime?, tan-to do ponto de vista estético quanto lingüístico. No ângulo literário, serão analisados os elementos que fazem dele uma ficção policial e, no aspecto lin-güístico, serão destacados os termos latinos que causam uma singularidade na obra e ajudam a interpretá-la. Contistas do gênero policial no Brasil são muito raros, devido ao rótulo dado por muitos eruditos de tal gênero ser “uma das mais limitadas entre as formas populares de ficção”. Do êxtase ao crime? pode dar ao leitor uma nova visão desse gênero, pois o autor consegue aliar o engenho e a arte na escolha dos vocábulos, especialmente, os latinos, e na criação do mistério, suspense e situações imprevistas do conto em ques-tão.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Paulo de Medeiros e. O romance francês. In: O mundo emocionante do romance policial. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979, p. 136-153.

ALBUQUERQUE, Paulo de Medeiros e. O romance policial brasileiro. In: Id. O mundo emocionante do romance policial. 2. ed. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1979, p. 205-220.

COELHO, Luiz Lopes. Do êxtase ao crime? In: Id. O homem que matava quadros. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s.d., p. 11-19.

DOYLE, Sir Arthur Conan. O pé-do-diabo. In: Id. O último adeus de Sherlock Holmes. São Paulo: Melhoramentos, 2001, p. 59-80.

FARIA, Ernesto (Org.). Dicionário escolar latino-português. 2. ed. Rio de Janeiro: MEC, 1956.

REIMÃO, Sandra Lúcia. O que é romance policial. São Paulo: Brasiliense, 1983.

RÓNAI, Paulo. Não perca o seu latim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

SILVA, Fernando Correia da. (Org.). Maravilhas do conto policial. São Paulo: Cultrix, s.d.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v8i1.1575

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana

A Cor das Letras está indexada em: 
 
 

A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSNe 2594-9675 
ISSN-L 1415-8973