Relações de poder: sedução e religiosidade em Maria Luísa, de Lúcia Miguel Pereira

Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida

Resumo


O presente texto tem o propósito de estudar as relações de poder configuradas pela educação religiosa católica e pela sedução masculina exercidas sobre a personagem Maria Luísa, na obra homônima, de Lúcia Miguel Pereira. Publicada em 1933, Maria Luísa traz intensa sintonia com os princípios ideológicos daqueles tempos e conserva, de certo modo, uma preocupação com a ordem social, prevista e reiterada pelos meios de difusão do pensamento católico, como a revista A Ordem, a quem Lúcia contribui como escritora

Texto completo:

PDF

Referências


BADINTER, Elisabeth. XY: sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

CANDIDO, Antonio. Lúcia. In: O albatroz e o chinês. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004. p. 127-132.

DEL PRIORE, Mary. História do amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2005.

MENDONÇA, Bernardo de. A leitora e seus personagens: profecias e memórias dos anos 30. In: PEREIRA, Lúcia Miguel. A leitora e seus personagens: seleta de textos publicados em periódicos (1931- 1943), e em livros. Prefácio, Bernardo de Mendonça; pesquisa bibliográfica, seleção e notas, Luciana Viégas- Rio de Janeiro: Grafia Editorial, 1992. p. xii-xx.

NOLASCO, Sócrates. De Tarzan a Homer Simpson: banalização e violência masculina em sociedades contemporâneas ocidentais. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

PEREIRA, Lúcia Miguel. Maria Luísa. In: PEREIRA, Lúcia Miguel. Ficção reunida. Curitiba: Ed. da UFPR, 2006.

WANDERLEY, Márcia Cavendish. Lúcia Miguel Pereira: do conservadorismo ao liberalismo. In: RAMALHO, Christina (Org.) Literatura e feminismo. Propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999. p.73-84.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v18i1.1588

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana

 

 

 Licença Creative Commons

A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.