Do ensino de gramática à análise linguístico-visual: uma reflexão acerca de atividades com textos multimodais em livros didáticos do ensino médio

Andreia de Fátima Rutiquewiski, Luciana Pereira Silva, Aneliana da Silva Prado

Resumo


linguística em textos multimodais (que, para adequação ao objeto, propõe-se a nomenclatura análise linguístico-visual). Essa prática, segundo a literatura, deve subsidiar as aulas língua materna e ocorrer em atividades de leitura e/ou escrita de textos, em substituição a um ensino centrado apenas na gramática tradicional. Para o estudo, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (BAKHTIN, 2006; MENDONÇA, 2006; DIONÍSIO 2011, 2014). Em seguida, a partir da literatura, efetivou-se um trabalho analítico-comparativo dos materiais didáticos. Os resultados confirmam que há um privilégio da exploração dos aspectos verbais em detrimento dos não-verbais, embora um dos dois manuais didáticos tenha apresentado importante parcela de textos em que há exploração de ambos os aspectos. Propõe-se, para a categorização do corpus, a formação de quatro categorias de análise: 1) texto como pretexto; 2) texto em que apenas os aspectos verbais são explorados; 3) texto em que os aspectos verbais e apenas alguns/poucos não-verbais são explorados; e 4) texto em que os aspectos verbais e não-verbais são explorados. 


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU-TARDELLI, Lília Santos; ODA, Lucas Sanches; TOLEDO, Salete. Português – Vozes do Mundo 1: literatura, língua e produção do texto. CAMPOS, Maria Tereza A. (Coord.). 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 [1979].

_____. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1999 [1973].

BATISTA, Antônio A. Gomes; ROJO, Roxane; ZÚÑIGA, Nora Cabrera. Produzindo livros didáticos em tempo de mudança (1999-2002). In: Maria da Graça Costa Val; Beth Marcuschi. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale - Autêntica, 2008.

BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais +: ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 2006.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: língua portuguesa: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2014.

BUNZEN, Clecio; ROJO, Roxane. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: Maria da Graça Costa Val; Beth Marcuschi. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale - Autêntica, 2008.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Anália C. Português linguagens: literatura, produção de texto, gramática. 9.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4.ed. São Paulo: Parábola, 2011.

______. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: Luiz Antonio Marcuschi; Angela Paiva Dionísio. (Orgs.). Fala e escrita. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

______. Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. DIONISIO, Angela Paiva (Org.). Recife: Pipa Comunicação, 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 mai. 2016.

GERALDI, João W. Concepções de linguagem e ensino de Português. In: O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001 [1984].

KEMIAC, Ludmila; ARAÚJO, Denise L. de. Princípios subjacentes à literatura sobre análise linguística. Leia Escola, Campina Grande, v. 10, n. 1, p. 43-58, 2010. Disponível em:. Acesso em: 01 mai. 2016.

KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. O texto na linguística textual. In: Ronaldo de Oliveira Batista. (Org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAROUN, Cristiane Ribeiro Gomes Bou. A multimodalidade textual no livro didático de português. 2006. 118 f. Dissertação. Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Mestrado em Linguística. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2016.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 199-226.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes curriculares da educação básica: língua portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.

ROJO, Roxane Helena R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SANTOS, Adriano Oliveira. Na contramão do (multi)letramento: a abordagem da “tira” em livro didático de português. Revista Icarahy, n. 7, p.44-64, 2012. Disponível em: < http://www.revistaicarahy.uff.br/revista/html/numeros/7/dlingua/versao2.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2016.

SANTOS, Francisco Roberto da; SOUZA, Medianeira. Aspectos Multimodais em Editoriais da Veja. 2 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Multimodalidade e Ensino. Anais eletrônicos. Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, 2008. 1 ed.

SILVA, Maria Gorette Andrade; RODRIGUES, Linduarte Pereira. Multimodalidades e produção de sentidos: o livro didático de português do ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande, Paraíba. Trabalhos aprovados. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2016.

TORREÃO, Alice D’Albuquerque. Texto Multimodal nas Atividades de Leitura de Livro Didático. 2014. 128 f. Dissertação. Universidade Federa da Paraíba. Programa de Mestrado em Linguística e Ensino. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2016.

VIEIRA, Josenia Antunes; ROCHA, Harrison da; MAROUN, Cristiane R. G. B.; FERRAZ, Janaína de Aquino. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v19i3.3559

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana

A Cor das Letras está indexada em: 
 
 

A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSNe 2594-9675 
ISSN-L 1415-8973