A SÁTIRA EM LUIZ GAMA: UMA LEITURA DO POEMA “QUEM SOU EU?”

Allyne de Oliveira Andrade, Naelza de Araújo Wanderley

Resumo


Resumo: Um dos aspectos que podemos destacar na obra poética de Luiz Gama é o seu caráter satírico. Como um instrumento de denúncia, a sátira surge a partir de um estado de inconformismo perante algo já estabelecido. Este artigo tem como objetivo observar que aspectos da sátira menipeia estão presentes no poema “Quem sou eu?”, de Luiz Gama. Para tanto, apresentamos uma leitura interpretativa do poema destacando as características da sátira. Nossa fundamentação teórica se baseou nas importantes reflexões de Bakhtin (1981) e Frye (1973) acerca da sátira. Ao final de nossa leitura pudemos observar que as considerações feitas por Bakhtin (1973) e Frye (1981) sobre a sátira se assemelham, em alguns pontos, e se complementam, em outros, e que a leitura desses aspectos satíricos nos ajudam a compreender o processo de construção do poema de Luiz Gama.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BAKHTIN, Mikhail. Particularidades do gênero e temático-composicionais das obras de Dostoiévski. In:Problemas da poética de Dostoiévski/Mikhail Bakhtin; tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Ed. Forense- Universitária, p. 87-155, 1981.

FERREIRA, Lígia Fonseca. O sonho sublime de um ex-escravo. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro. 2013. Vol. 9 (p. 66 – 68) 2013.

Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-sonho-sublime-de-um-ex-escravo. Acesso em: 05 de setembro de 2019.

FRYE, Northrop. O mythos do inverno: a Ironia e a Sátira. In:Anatomia da Crítica. São Paulo: Cultrix, 1973.

GAMA, Luiz. Primeiras trovas burlescas e outros poemas. Edição preparada por Lígia Fonseca Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Coleção Poetas do Brasil)

GOLDSYEIN, NORMA. Versos, Sons, Ritmos.10. ed. São Paulo: Ática, 1998 (Série Princípios).

MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à Estilística: A Expressividade na Língua Portuguesa/ Nilce Sant’Anna Martins. São Paulo: T.A Queiroz: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

SILVA, Júlio Romão da. Luís Gama e suas poesias satíricas. 2. ed. Ver. e aum. Rio de Janeiro: Cátedra: Brasília: INL, 1981.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i3.4768

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana

A Cor das Letras está indexada em: 
 
 

A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSNe 2594-9675 
ISSN-L 1415-8973