Patemização em anúncios publicitários: uma análise morfopragmática das construções X-inho e X-ão

Autores

  • João Carlos Tavares da Silva CEDERJ
  • Welton Pereira e Silva

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v22i1.7293

Resumo

O presente artigo procura apresentar e discutir a forma como as construções X-ão e X-inho podem desencadear efeitos de sentido relacionados à patemização. Para isso, tomando como base teórica os pressupostos mais centrais dos Modelos Baseados no Uso (LANGACKER, 1987; CROFT, 2001; GOLDBERG, 1995, 2006; BYBEE, 2010) e, mais especificamente da Morfologia Construcional (BOOIJ, 2010), em confluência com a Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2008; 2010), uma vertente de Análise do Discurso, analisaremos seis peças publicitárias de marcas e empresas diversas. As análises evidenciam que a construção X-inho, tida na literatura como forma eficaz de evidenciar um posicionamento subjetivo de afetividade ou depreciação (BASILIO, 1987; RIO-TORTO, 1997), bem como a construção X-ão, cujo emprego prototípico diz respeito à avaliação apreciativa (GOLÇALVES et al, 2009), também podem ser utilizadas visando um efeito de patemização no interlocutor, isto é, o despertar de determinadas emoções, de modo a persuadi-lo a adquirir os bens e/ou serviços oferecidos pelos anúncios publicitários. Defendemos, assim, que diferentes níveis de análise linguística devem ser mais frequentemente relacionados, como a Morfologia e o Discurso, de modo que os fenômenos da linguagem sejam cada vez mais bem compreendidos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Carlos Tavares da Silva, CEDERJ

Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Língua Portuguesa e Bacharel em Letras - Português/Literaturas também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Recebeu o Prêmio CAPES de Tese edição 2018 como melhor tese na área Linguística/Língua portuguesa. Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é professor de Linguística e Língua Portuguesa do curso de Letras do Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Tem interesse acadêmico nas áreas Linguística Cognitiva e Sociolinguística, além de interesse em questões relativas à variação, descrição e análise do português, sobretudo no que tange a questões morfológicas. Pesquisador associado ao grupo de pesquisas Núcleo de Estudos Morfológicos do Português - NEMP, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Alexandre Gonçalves. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria linguística, Língua Portuguesa e Latim genérico.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Tavares da Silva, J. C., & Pereira e Silva, W. (2021). Patemização em anúncios publicitários: uma análise morfopragmática das construções X-inho e X-ão. A Cor Das Letras, 22(1), 137–164. https://doi.org/10.13102/cl.v22i1.7293

Edição

Seção

Dossiê: Linguística Histórica: teorias, métodos e resultados. Homenagem a Rosa Virgínia Mattos e Silva