Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito

Autores

  • Antonilma Santos Almeida Castro

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v22iEsp..7478

Palavras-chave:

Preconceito linguístico, Bullying, Violência escolar

Resumo

Este texto traz reflexões a respeito da diversidade na escola, destacando as variadas formas de registro do preconceito linguístico e bullying, vistas como práticas de violência presentes no contexto escolar. No decorrer do texto, são problematizados os termos: inovação, preconceito linguístico, tabus, violência e bullying, na direção de se compreender como tais temas reverberam no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ambiente escolar. É feito ainda o registro das relações entre o preconceito de forma geral, o preconceito linguístico e as práticas de bullying sofridas por alunos da escola básica, que se constituem ações de violência escolar. A base teórica que sustenta esta escrita centraliza a compreensão da língua com prática social, que se materializa nas interações humanas. Assim foi chamada para o diálogo a Sociolinguística, campo de estudo social da língua, a qual refuta o determinismo dos usos linguísticos e considera que os padrões sociais condicionam tais usos. Das incursões realizadas, destacam-se: a escola precisa ter melhor definido o desenho de usos linguísticos que priorize o refletir sobre a heterogeneidade linguística presente nas interações sociais, bem como as intencionalidades subjacentes aos usos; a força do preconceito que recai de igual forma sobre os que apresentam diferenças linguísticas, de crença, etnia, orientação sexual e demais nuances da diversidade na escola, via práticas de bullying e outras formas de violência.

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Almeida Castro, A. S. . (2021). Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito. A Cor Das Letras, 22(Esp.), 186–200. https://doi.org/10.13102/cl.v22iEsp.7478