O uso da literatura de cordel no ensino de variação linguística

Autores

  • José Luiz Santos de Jesus
  • Laura Camila Bráz de Almeida Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v22i0.7480

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre Literatura de Cordel e variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa. A partir da leitura dos cordéis A chegada de Lampião no céu, de Rodolfo Coelho Cavalcante, e A chegada de Lampião no inferno, de José Pacheco, o objetivo da pesquisa é discutir acerca da variação linguística e suas contribuições na compreensão de textos de diferentes naturezas, colaborando na construção de sentidos. Segundo Paim (2019), a Dialetologia e a Sociolinguística podem ajudar os professores na sua prática educativa, atuando na constituição da identidade social, coletiva e linguística do indivíduo. É importante que se dê ao aluno a consciência de que variações linguísticas existem e que elas podem representar a história de um povo. Foi utilizada como metodologia o procedimento chamado Sequência Didática, elaborado por Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), em que consiste na sequenciação de atividades, escritas e de leitura, que contribuem para o propósito das aulas. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios. O ensino da variação linguística presente no cordel utilizado ocorreu em forma de debates, quando as variações eram percebidas na leitura.  Ao buscar o significado de cada exemplo da diversidade lexical da língua presente nesses cordéis, e em produção textual, os alunos relataram a importância de se estudar variações linguísticas e o uso do cordel nas aulas de Língua Portuguesa.

 

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. São Paulo: Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1999.

BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Secretaria de Educação fundamental, 1997, p. 19-41.

CAVALCANTE, Rodolfo Coelho. A chegada de Lampião no céu. [Folheto de cordel].

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed., 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; NOVERRAZ, Michèle. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de letras, 2004.

PACHECO, José. A chegada de Lampião no inferno. [Folheto de cordel].

PAIM, Marcela Moura Torres. Tudo é diverso no universo. Salvador: Quarteto, 2019.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Jesus, J. L. S. de ., & Almeida, L. C. B. de . (2021). O uso da literatura de cordel no ensino de variação linguística. A Cor Das Letras, 22(Esp.), 231–240. https://doi.org/10.13102/cl.v22i0.7480