O uso da literatura de cordel no ensino de variação linguística
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v22i0.7480Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre Literatura de Cordel e variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa. A partir da leitura dos cordéis A chegada de Lampião no céu, de Rodolfo Coelho Cavalcante, e A chegada de Lampião no inferno, de José Pacheco, o objetivo da pesquisa é discutir acerca da variação linguística e suas contribuições na compreensão de textos de diferentes naturezas, colaborando na construção de sentidos. Segundo Paim (2019), a Dialetologia e a Sociolinguística podem ajudar os professores na sua prática educativa, atuando na constituição da identidade social, coletiva e linguística do indivíduo. É importante que se dê ao aluno a consciência de que variações linguísticas existem e que elas podem representar a história de um povo. Foi utilizada como metodologia o procedimento chamado Sequência Didática, elaborado por Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), em que consiste na sequenciação de atividades, escritas e de leitura, que contribuem para o propósito das aulas. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios. O ensino da variação linguística presente no cordel utilizado ocorreu em forma de debates, quando as variações eram percebidas na leitura. Ao buscar o significado de cada exemplo da diversidade lexical da língua presente nesses cordéis, e em produção textual, os alunos relataram a importância de se estudar variações linguísticas e o uso do cordel nas aulas de Língua Portuguesa.
Referências
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. São Paulo: Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1999.
BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Secretaria de Educação fundamental, 1997, p. 19-41.
CAVALCANTE, Rodolfo Coelho. A chegada de Lampião no céu. [Folheto de cordel].
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed., 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; NOVERRAZ, Michèle. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de letras, 2004.
PACHECO, José. A chegada de Lampião no inferno. [Folheto de cordel].
PAIM, Marcela Moura Torres. Tudo é diverso no universo. Salvador: Quarteto, 2019.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 A Cor das Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.