Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos

Melina Carvalho Botelho, Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar e identificar as impressões que as atividades de leitura literária e de contação de histórias provocam na criança, com a finalidade de analisar a compreensão e as relações construídas entre a leitura literária, a arte narrativa e a afetividade. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação, a partir da aplicação de atividades de leitura literária e de contação de histórias, com crianças de 4 e 5 anos, de uma turma da educação infantil de uma escola de rede privada de ensino, de uma cidade do Campo das Vertentes, MG. As atividades constituíram-se em 3 propostas distintas:  primeiro, quando a professora conta uma história para seu aluno, segundo quando se lê a história de um livro e terceiro quando leem juntos um livro de imagens. Após cada atividade de leitura, realizou-se conversas com as crianças, a respeito das suas impressões sobre a atividade de leitura literária e de contação de histórias. Para análise das falas das crianças, embasamo-nos nos estudos de Sisto (2001, 2007), Machado (2004) sobre a contação de histórias, nos estudos de Cosson (2016) sobre leitura literária estudos de Wallon (1999) com a concepção de afetividade. As observações iniciais, indicam que a leitura acontece a partir de emoções, mostrando que as crianças que têm contato com as narrativas potencializam a imaginação, a criatividade e a capacidade de discernimento e de criticidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Concepções e Práticas Artísticas na Escola. In: FERREIRA, S. (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001.

AQUINO, Maria Elizabete Sobral Paiva de. Em cada canto um conto, uma canção. In: STRAZZACAPPA HERNANDEZ, Márcia Maria (Org.). Era uma vez uma história contada outra vez: educação, memória, imaginação e criação. Campinas, SP: Librum Editora, 2013. 132p.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BENJAMIN, Walter et al. Benjamim e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Letramento e Alfabetização: Implicações para a Educação Infantil. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart; MELLO, Suely Amaral. (Orgs.). O Mundo da Escrita no Universo da Pequena Infância. São Paulo: Autores Associados, 2005.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009. 2120 p.

CANDIDO, Antonio et al. Direitos humanos e literatura. Direitos humanos e... São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 107-126.

COELHO, Betty. Contar Histórias uma arte sem idade. São Paulo: Editora Ática, 1995. 78p.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

COSTA, Yngrid Karolline Mendonça; GIROTTO, Cyntia Graziella Simões. Um autor-ilustrador, Luís Camargo: conhecer para ofertar a literatura aos pequenos. In: SOUZA, Renata Junqueira; GIROTTO, Cintia Gabriella Simões. (Orgs). Literatura e educação infantil: livros, imagens e prática de leitura Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 225, vol:1.

FERNANDES, Renata Sieiro. Entre nós o sol: relação entre infância, cultura, imaginário e lúdico na educação não formal. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 2001.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Como nos constituímos leitores? Um estudo sobre o livro e as experiências de leitura. Letras em Revista, Teresina, v. 03, n. 01, jan./jun. 2012.Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/issue/view/3 Acesso em: 22 nov. 2019.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira.. Para além das palavras: espaço de inclusão da criança na cultura letrada. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, ES, v. 1, n. 2, p. 48-62, jul./dez. 2015. Disponível em: http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf Acesso em: 22 nov. 2019.

GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. Tradução de Cristiane Nascimento. 5. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011. p.107-116.

LEIRIAS, Lívia Pinheiro. Palavra, corpo e presença: a arte de contar histórias na formação de professores. In: STRAZZACAPPA, Márcia Maria Hernandez (Org.). Era uma vez uma história contada outra vez: educação, memória, imaginação e criação. Campinas, SP: Librum Editora, 2013. 132p.

LEITE, Sergio Antônio da Silva. Afetividade e práticas pedagógicas. In: LEITE, Sergio Antônio da Silva. (Org.) Afetividade e práticas pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p.15-46.

MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 9. ed. Editora Brasiliense. São Paulo, 1988. p. 22-81.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: As bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editorial Psy II, 1995.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. p.173

SISTO, Celso. Contar histórias, uma arte maior. In: MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes; MORAES, Taiza Mara Rauen (Orgs.). Memorial do Proler: Joinville e resumos do Seminário de Estudos da Linguagem. Joinville, UNIVILLE, 2007. p. 39-41.

SISTO, Celso. Textos e Pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó: Argos, 2001. 138p.

SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Dimensões afetivas na relação professor aluno. In: LEITE, Sergio Antônio da Silva. (Org.) Afetividade e práticas pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 47-74.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v21i2.5806

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana

A Cor das Letras está indexada em: 
 
 

A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSNe 2594-9675 
ISSN-L 1415-8973