CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

2022-09-03

A Baraúnas: Revista de História, revista gerida pelo corpo docente da Pós-graduação em História da Bahia (Lato Sensu) da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, vem através deste edital informar que até o dia 07 de fevereiro de 2023, estará com chamadas abertas para a publicação de seu primeiro número (nº 01/2023).

A proposta do dossiê temático, organizado pelos historiadores, o Prof. Dr. José Augusto Ramos de Luz (UEFS), a Profª. Drª Ana Heloísa Molina (UEL) e o Prof. Dr. Carlos Augusto Lima Ferreira (UEFS), é concatenar resultados de pesquisas que versem sobre o Ensino de história, educação e desafios do enfrentamento ao negacionismo histórico e outros temas relacionados a promoção de um ensino de História que contribua para a formação cidadã dos educandos, pautada na assunção do respeito à diversidade cultural, religiosa, étnica, de gênero, dentre outras, presentes na sociedade brasileira, e que se apresenta como um dos grandes desafios atuais. Educar para a paz e para a consolidação de uma sociedade democrática pressupõe a valorização e o respeito das memórias e histórias que elucidam o passado e contribuem para a construção de uma identidade nacional plural e inclusiva. Por isso, a educação histórica é fundamental para ensinar muitas lições e entre tantas a de que a História pode e deve ser reconstruída, mas jamais deliberadamente negada, ocultada ou silenciada. A expectativa é contar com contribuições inéditas que considerem a pluralidade de perspectivas e abordagens dentro dessa temática.

A revista também aceita em caráter de fluxo contínuo artigos com temas livres na área de História e áreas afins. Há ainda, espaço para relato de práticas de experiências em Ensino, Pesquisa ou Extensão no campo da História e a seção Resenhas. Para publicar artigo, a titulação mínima exigida é a de Especialista em História ou áreas afins e para publicar relatos de práticas ou resenhas a titulação exigida é Graduação em História.
Prazo para submissão: 07 de fevereiro de 2023.
Para submeter propostas, acesse o link.
Para obter maiores informações, entre em contato com o e-mail: baraunasrevista@uefs.br