Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Légua & Meia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os artigos devem ter de 15 a 20 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples e margens 2,5cm, em papel tamanho A4.

O título, com a primeira letra maiúscula, deve estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado e entrelinha simples, em português e inglês, e também no idioma original do artigo, se este estiver escrito em francês ou espanhol.

O nome do(s) autor(es) deve(m) estar centralizado(s) abaixo do título (em inglês), seguido, em nova linha, do nome da instituição (por extenso) a que pertence.

O resumo, de 200 a 350 palavras, deve ser enviado em português e em inglês, e também no idioma de origem, se este estiver escrito em francês ou espanhol. O texto do resumo deve ser em corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. O termo “Resumo” deve estar em negrito, seguido de dois pontos. As palavras-chave, de 3 a 5 palavras, em português e inglês, e também no idioma original do artigo, se este estiver escrito em francês ou espanhol, devem ter a mesma configuração do resumo. O termo “Palavras-chave” deve estar em negrito, seguido de dois pontos. Extensão de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e vírgula e concluídas com ponto final. Para facilitar a localização em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos gerais da área do trabalho.

As citações com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. A citação que ultrapassar 3 linhas deve ser recuada e inserida em parágrafo próprio, com recuo de 4cm, fonte Arial, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. A citação deverá conter o nome do autor, o ano da obra e as páginas, apresentadas de acordo com os casos exemplificados abaixo.

Imagens, quadros ou gráficos que acompanharem o texto devem: constar em forma de texto dentro do documento no espaço(localização) previsto; estar em alta qualidade, com resolução de 300 dpi,e podem ser coloridos; ser enviados em arquivos separados. 

Artigos que utilizem símbolos fonéticos devem ser salvos incorporando fontes “true type”.

As referências, com a primeira letra maiúscula, destaque em negrito, entrelinha simples, devem seguir as normas da ABNT, com os nomes completos dos autores ou organizadores das obras, bem como com a indicação de tradutores, quando for o caso.

Exemplos de citações e referências

1) Ideias do autor mencionadas ao longo do texto:

Ex1: segundo Jorge de Souza (1987)

Ex2: como diz Chartier (1987, p. 25)

2) Referências após citação:

Ex: (CHARTIER, 1987, p. 25);

3) Caso de paráfrase:

Ex: (cf. CHARTIER, 1987, P. 325).

4) Citação em parágrafo especial:

Ex: etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetc etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetc etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetc etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetc (BAKHTIN, 1997, p. 105-106)

5) Referências:

5.1) Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver). Local de publicação: Editora, Data. Ex: SANTOS, Jorge. O livro do saber. Campinas: Pontes, 1987. No caso de mais uma obra do mesmo autor, o sobrenome e o prenome devem ser repetidos (não utilizar travessão e ponto).

Capítulo de livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome sem abreviatura. Título do capítulo: (subtítulo, se houver). In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver). Local de publicação: Editora, Data. páginas inicial e final do capítulo. Ex.: DUCROT, Oswald. Sentido y argumentación. In. ARNOUX, Elvira N.; NEGRONI, Maria M. (Org.) Homenaje a Oswald Ducrot. Buenos Aires: Eudeba, 2004. p. 230-260.

5.3) Artigo: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do artigo: (subtítulo, se houver), Nome do periódico (itálico), número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano da publicação. Ex.: DUCROT, Oswald. Os internalizadores. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 7-26, set. 2002.

5.4) Trabalhos Acadêmicos: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em itálico): (subtítulo, se houver). Ano de publicação. Número de folhas. Tipo de documento (Tese, Dissertação ou Monografia) (Grau Acadêmico, entre parênteses) — Vínculo Acadêmico/Instituição de Ensino, Local da Instituição, Ano da defesa ou da apresentação.

Ex.: WITTKE, Cleide Inês. O valor argumentativo da oração relativa no discurso: uma proposta para o ensino de língua materna. 2006. 194fls. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Caso tenha sido utilizado outro tipo de suporte, que não o bibliográfico, seguir as observações abaixo:

5.5) CD-ROM: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em itálico). Local de publicação: Editora, Data. Indicar o volume de CD. Ex: SPINELLI JUNIOR, Jayme. Conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, [200-]. 1 CD-ROM

5.6) Sites da Internet: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura ou ENTIDADE. Data de criação ou atualização da página. Título (em itálico). Disponível em: < endereço eletrônico>. Acesso em dia, mês, ano. Ex.: GERALDI, João Wanderley. [s.d.]. A Leitura na Sala de Aula: as muitas faces de um leitor. Disponível em: www....... Acesso em 14 maio 2007. No corpo do texto, caso o autor deseje abreviar o título de um livro, de um conto etc., na sua primeira menção, deve escrevê-lo por extenso e, nas demais, denominá-lo pelo primeiro termo. Por exemplo: o livro Autópsia de um mar de ruínas, de João de Melo, poderá ser referido como Autópsia. Para destacar o título de poemas, contos e canções, solicita-se o uso de aspas duplas. Se o trabalho possuir subdivisão interna, os títulos de cada parte deverão ser grafados na mesma fonte e corpo do texto, destacados em negrito e posicionados à margem esquerda, precedidos pelo numeral arábico correspondente à subdivisão (com apenas um espaço de separação entre o numeral e o título da subdivisão – sem traços ou pontos).

Se o artigo possuir notas explicativas, estas deverão ser inseridas utilizando o recurso "Inserir nota de rodapé" (no caso do Microsoft Word) ou recurso semelhante. As notas devem aparecer ao pé da página em que ocorre a inserção, em fonte Arial, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinha simples.

As referências devem constar ao final do texto, em fonte Arial, corpo 12, entrelinha simples. O termo "Referências" deve estar em negrito e não deve ser acompanhado de dois pontos. Entre uma referência e outra deve haver um espaço simples. As palavras com emprego não-convencional devem estar destacadas com aspas simples. Deve-se empregar o uso de itálico para termos estrangeiros, neologismos e títulos de livros e periódicos.

Imagens, quadros ou gráficos: devem ser enviados em arquivos separados no passo 04. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES, no processo de submissão. Os arquivos de imagem devem estar em alta qualidade, com resolução de 300 dpi,e podem ser coloridos. Além disso, a inserção das imagens, quadros ou gráficos devem ser designadas dentro do documento na forma de texto junto com seu título ou legenda. As imagens, quadros ou gráficos devem ser indicados de forma abreviada, por exemplo: figura (Fig. 1, Fig. 2, etc.), as tabelas devem conter títulos e, no texto, devem ser denominadas de forma abreviada (Tab.1, Tab.2, etc). Em caso de imagens, quadros ou gráficos, e tabelas já publicados, mencionar a fonte. 

Os anexos serão colocados após as referências, apresentados em algarismos romanos. Se houver necessidade de caracteres especiais, anexar os arquivos com as respectivas fontes.

Normas de submissão para RESENHAS

1) Tratar de livros relevantes para as áreas de Linguística e Literatura, publicados até dois anos antes da data de submissão da resenha.

2) Ter a extensão de três a oito páginas (mesma formatação do artigo). 

3) Trazer destacada, antes do título, a referência completa da obra resenhada.

4) De resto, aplicam-se as regras de formatação definidas nas “Diretrizes para autores”.

Normas de submissão para TEXTOS LITERÁRIOS

Na “Seção Livre”, poderão ser publicados textos ficcionais ou poéticos, de extensão não maior que dez páginas.

Todos os textos devem trazer indicação de autor e instituição; fora isso, e de forma a respeitar a liberdade criativa, a formatação é livre.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.