O O corpo na Filosofia Afrodescendente: Implicações possíveis para um novo currículo escolar

Autores

  • Emanoel Luís Roque Soares Universidade Federal do Recôncavo da Bahia http://orcid.org/0000-0003-3411-1377
  • José Gerardo Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.13102/lm.v12i2.7705

Resumo

RESUMO

O uso dos conceitos de corpo e sexualidade para a filosofia afrodescendente com a intenção de fundamentar um novo currículo com base na cultura ancestral das comunidades do “povo de santo” é capaz de ensinar às pessoas uma convivência sem homofobia e feminicídios. Para tal, utilizaremos a análise de entrevistas com o “povo de santo” e a mitologia da ancestralidade. As religiões de matriz africana mudaram, reinventaram-se, aquilombaram-se e os corpos ressignificaram-se no fluxo da diáspora, proveniente da escravidão do povo negro que se misturou com indígenas, portugueses e ciganos, gerando uma nova cultura que chamaremos de cultura afrodescendente. O corpo ancestral é um corpo que se expressa através do movimento e esse caminho nos indica uma primeira afirmação: os conceitos de corpo de filosofia ocidental clássica não dão conta para o conceito de corpo ancestral de uma filosofia afrodescendente.

Palavras-Chave: Corpo. Currículo. Ancestralidade. Filosofia afrodescendente.

Downloads

Biografia do Autor

Emanoel Luís Roque Soares, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor Associado III, UFRB/CFP, possui graduação em bel. em Filosofia pela UCSAL (1999), especialização em Educação Estética, Semiótica e Cultura UFBA/FACED/PPGE (2001) me. em Educação pela UFBA/FACED/PPGE (2004) e dr. em Educação UFC (2008). pós-doc. em educação UFPB/FACED/PPGE (2012), pós-doc. em educação UFC/FACED/PPGE (2019) Atualmente é professor permanente do mestrado profissional de história da África da diáspora e dos povos indígenas UFRB/CAHL e do curso de licenciatura em filosofia UFRB/CFP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em formação de afrodescendente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, candomblé, ensino da filosofia, afrodescendência e Exu.

Downloads

Publicado

2022-03-02

Como Citar

Soares, E. L. R., & Vasconcelos , J. G. V. . (2022). O O corpo na Filosofia Afrodescendente: Implicações possíveis para um novo currículo escolar. Revista Légua E Meia, 12(2), 47–63. https://doi.org/10.13102/lm.v12i2.7705