Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Pai Inácio de Literatura e Arte?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

POLITICA DE SUBMISSÃO/ CRIAÇAO DE ACERVOS

Obras Inéditas ou para salvaguarda histórica.

Chamada Anual do Calendário do Prêmio Pai Inácio de Literatura e Arte.

Obras Literárias exclusivamente em português, para público adulto e infantil.

Cada autor poderá apresentar, diversas obras, mas terá apenas uma aprovada por edital. Salvo situações excepcionais indicadas pela Comissão de Avaliação e aprovadas pela maioria dos Editores, bem como material de salvaguarda histórica.

Compreende-se por uma obra:

a. um, ou conjunto de conto(s)

b. um ou conjunto de poema(s),

c. um ou conjunto de desenho(s),

d. um ou conjunto de fotografia(s),

e. uma ou um conjunto de escultura(s)

f.  uma crônica,

g. uma peça teatral ou roteiro cinematográfico

h. Uma peça musical ou partitura

No caso de um conjunto, deve o autor, no campo específico, apresentar o contexto que define, na sua perspectiva, o conjunto apresentado, enquanto conjunto.

Cada número da Revista, estará restrito, em caso de propostas de peças e roteiros, a publicação de apenas uma, de cada tipo.

Material literário ou artístico, para salvaguarda histórica (republicação/publicação), pode vir a constituir números especiais.

O autor cederá a obra publicada, para uso da UEFS, garantido o reconhecimento da autoria, por prazo indeterminado.

O autor fará a Indicação, em qualquer apresentação da obra, do apoio da UEFS, e da sua seleção no Prêmio Pai Inácio de Literatura e Arte do CACD, indicando o ano de seleção.

O autor cede direitos autorais, garantida a citação da autoria, por cinco anos, em caso de imagens e textos, bem como deposita a obra física selecionada, no caso de imagens e esculturas (salvo desistência da própria UEFS), no acervo do CACD para uso em exposições.

O CACD/UEFS se responsabiliza, enquanto estiver sob sua guarda, de forma compartilhada com o autor, pela manutenção da obra. A cada ano, o autor deverá, em período a ser indicado pelo CACD/UEFS, realizar a manutenção da mesma.

No caso de peças sonoras ou visuais, se compromete, em caso de montagem, realizar a primeira apresentação no CACD ou na região, e depositar cópia da montagem realizada junto a biblioteca/acervo do CACD, como couber.

As obras apresentadas para a Revista, são produzidas, exclusivamente, por filhos ou moradores da Chapada Diamantina, considerada todo território assim nominado.

A moradia ou nascimento na Chapada Diamantina, é considerada, de boa fé, pela realização da inscrição. Poderá ser solicitada comprovação, na ocorrência de denúncia. Denúncias podem ser apresentadas via digital, no site da revista, aos editores; ou na ouvidoria da UEFS.

É vedada a inscrição de obras de autoria de membros funcionais do Campus Avançado da Chapada Diamantina UEFS, da Comissão Julgadora, bem como de qualquer funcionário da Editora/UEFS.

PROCEDIMENTOS DE SUBMISSÃO

O processo de inscrição se fara via portal eletrônico, exclusivamente.

No Portal constará em arquivo independente (obrigatórios*):

1. Pseudônimo*

2. Título da obra*

3. Categoria que está submetendo*

4. Nome completo do autor*

5. RG*

6. CPF*

7. Endereço postal completo e tempo de residência*

8. Endereço eletrônico*

9. Contatos telefônicos residencial e celular.

10. Documentos eletrônicos, conforme indicado no item Politica de Submissão:

              i.        Autorizo de publicação,

             ii.        Cessão de direitos autorais, por cinco anos

            iii.        Compromisso de cessão da obra física ao acervo do CACD.

           iv.        Compromisso de primeira montagem ou apresentação na região em acordo com o CACD.

            v.        Compromisso de entrega de cópia da montagem, em vídeo/áudio, ao acervo do CACD..

           vi.        Cessão de utilização do material publicado, em eventos, exposições e publicações, da UEFS, desde que citada a autoria, por prazo indeterminado.

          vii.        Compromisso de citar, em qualquer apresentação da obra, o apoio da UEFS, e a seleção no Prêmio Pai Inácio de Literatura e Arte do CACD.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Obras Literárias

    Entende-se por obra literária o resultado do trabalho de criar e recriar textos, tendo em vista o exercício a eloquência, da propriedade do gênero escolhido e do grau de literalidade, a partir da linguagem escrita. No caso das PEÇAS TEATRAIS, o aspecto de plasticidade será avaliado.

    1. Categoria CONTO/CRONICA

    Fonte Times New Roman, 12, entrelinha 1,5 e margens 2,5 cm, contendo até 20 páginas, A4.

    2. Categoria POESIA

    Até 10 páginas, A4.

    Formato conforme apresentado pelo AUTOR, sujeito a pequenas correções, quando autorizadas.

  2. Obras Artísticas

    Observando-se a criatividade, plasticidade e estética, entende-se o resultado do trabalho de criar e recriar imagens por desenho e fotografias; de criar e recriar sons, registrando como reproduzi-los por peças Musicais, e de criar e recriar registros visuais indicando como realiza-los, por peças ou roteiros cinematográficos e teatrais.

    Atenção: quando apresentada via imagens, a qualidade submetida, implica no formato, e é de responsabilidade do AUTOR. O material enviado poderá vir a ser desclassificação, em caso de baixa qualidade. Para publicação, poderá ser solicitado formato mais adequado ou de maior qualidade.

  3. Categoria DESENHO/FOTOGRAFIA

    Imagens produzidas por quaisquer técnicas através de lentes, de processos manuais, digitais ou técnicas mistas, incluso quadrinhos (considerado um conjunto) e charges.

    Digitalizadas ou escaneadas, em formato JPG, tamanho A4, máximo 10 páginas.

  4. Categoria ESCULTURA

    A peça ou instalação, deverá estar:

    Descrita em detalhes: Título, autor, contextualização, material, processo, dimensões,e outras características relevantes. Fonte Times New Roman, 12, entrelinha 1,5 e margens 2,5 cm, contendo até 2 páginas,  A4.

    Apresentada em Imagem ou Esboço da obra: em 2D ou 3D, via desenho ou fotografia, seja colorida ou 3D. Digitalizadas ou escaneadas, em formato JPG, tamanho A4, máximo 2 páginas.

    Em caso de conjuntos, até o total de páginas de 20 paginas.

  5. Categoria PEÇA TEATRAL/ ROTEIRO CINEMATOGRAFICO

    Fonte Times New Roman, 12, entrelinha 1,5 e margens 2,5 cm, contendo até 30 páginas textuais e até 50 páginas, roteiro completo.

    Texto simples é constituído pela indicação e caracterização do contexto e dos personagens, no início, seguido pelos diálogos. Deixa em aberto toda a montagem. Em negrito, a indicação de personagem que fala em cada momento.

    Ex:     Dona Maria- Olha menina, chegamos ao rio!

    Menina- (sonhadora e vibrante) Que lindo!!!! Posso ir mergulhar?

    Texto completo é constituído pelo texto simples e todas as indicações de produção: material,  figurino, cenografia e sonoplastia, forma de montagem, outras indicações que se considere necessária (a exemplo dos tempos de cada ato ou cena, ângulos, paisagens onde pode ocorrer, etc).

    Pode conter esboços, imagens e desenhos, neste caso poderão ser agregadas páginas extras, não ultrapassando as 80 paginas, tamanho A4.

  6. Categoria PEÇAS ou PARTITURAS MUSICAIS,

    Até 15 páginas, A4.

    Formato conforme apresentado pelo AUTOR, sujeito a pequenas correções, quando autorizadas.

    Pode conter esboços, imagens e desenhos, para produção e montagem. Neste caso poderão ser agregadas páginas extras, não ultrapassando as 20 páginas, tamanho A4.

  7. Salvaguarda de Material literário ou artístico

    Para (republicação/publicação) devem ter citadas:

    1. Autoria (original),

    2. fonte,

    3. importância, do salvamento,

    4. Pode vir a constituir-se números especiais.

    A linguagem utilizada no documento apresentado é preservada.

 

Declaração de Direito Autoral

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS

Prazo para publicação: doze meses após a autorização do autor.

O autor poderá acessar e imprimir o material. Quantas vezes queira.

O autor assinará um contrato com o CACD/UEFS, que deterá os direitos da publicação por cinco anos.

É prerrogativa do CACD/UEFS a coordenação editorial dos trabalhos selecionados: projeto gráfico, revisão, editoração, impressão e lançamento.

É também prerrogativa do CACD/UEFS a inclusão ou não de texto de apresentação.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.