Os Fragmentos de Partes Musicais da Philarmônica Lyra Popular - Volume 2
DOI:
https://doi.org/10.13102/repila.vi5.9154Resumo
A Segunda Revista de Partes Musicais Digitalizadas da Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis é um esforço de parceria entre a Lyra e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), do seu Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD) e pretende marcar o início do ano de comemoração dos 120 anos da Lyra, com o compromisso da UEFS-CACD de disponibilizar o acervo da Lira, ao mundo. A Sociedade Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, nos seus 120 anos (2023) mostra sua importância para o povo lençoense, forma instrumentistas e sensibilidades, resiste às intempéries, recebe apoios pontuais e de fontes diversas, às vezes uma empresa, às vezes um edital ou um patrocinador particular, de uma forma ou de outra, do poder executivo municipal e sempre da população que torce para que seus filhos dela participem, ficam orgulhosas e acompanham, aos pulos e cantorias, quando a Lyra desfila pela cidade, seja num ensaio, seja nos dias de festa.
A Lyra é composta por crianças, jovens e adultos; os ensinamentos passados entre gerações, de maioria mestiça, entre negros e pardos, homens e mulheres. As suas partes musicais passam de mão em mão, copiadas, xerocadas e agora começam a ser digitalizadas também, ainda não sabemos quantas obras estão guardadas nos seus arquivos, por certo, temos à frente a tarefa de um museu. Nesta obra, somos convidados a conhecer um conjunto de partes musicais de partituras escritas por regentes conhecidos e desconhecidos da sociedade lençoense, com temas e ritmos diversos, desde os dobrados, ritmo tradicional de filarmônicas, às polacas, fantasias, frevos, sambas, músicas populares, entre outros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS
Prazo para publicação: doze meses após a autorização do autor.
O autor poderá acessar e imprimir o material. Quantas vezes queira.
O autor assinará um contrato com o CACD/UEFS, que deterá os direitos da publicação por cinco anos.
É prerrogativa do CACD/UEFS a coordenação editorial dos trabalhos selecionados: projeto gráfico, revisão, editoração, impressão e lançamento.
É também prerrogativa do CACD/UEFS a inclusão ou não de texto de apresentação.