ILUSÃO HERMENÊUTICA E NECESSIDADE EXISTENCIAL

Róbson Ramos dos Reis

Resumo


No presente artigo proponho a hipótese de que um fenômeno modal de necessidade pertencente ao modo de ser da existência localiza-se numa ilusão necessária derivada da estrutura da compreensão de ser (Seinsverständnis). Tomando por base a identificação feita por Heidegger de uma ilusão originária mais básica do que a ilusão transcendental analisada por Kant, sustento que na característica de esquecimento, que está na própria compreensão de ser, pode ser reconhecida a fonte de uma ilusão necessária. A hipótese é apoiada com uma reconstrução da análise intencional do esquecimento feita por Heidegger. A análise fornece os principais recursos para identificar uma ilusão na estrutura da compreensão de ser. Assim sendo, uma ilusão necessária e originária, que dominaria a intencionalidade humana, está referida ao auto-ocultamento de ser.

Texto completo:

PDF

Referências


BARASH, J. A. The Sources of Memory. In: Journal of the History of Ideas. Philadelphia, v. 58, n. 4, 1997, 707-717.

BARASH, J. A. Heidegger and the Metaphysics of Memory. In: Studia Phaenomenologica. București, n. 8, 2008, 401-409.

BECKER, O. Untersuchungen über den Modalkalkül. Meisenheim am Glam: Westkulturverlag Anton Hain, 1952.

BECKER, O. Para-Existenz. Menschliches Dasein und Dawesen. In: PÖGGELER, O. Heidegger: Perspektiven zur Deutung seines Werkes. Köln/Berlin: Kiepenheuer und Witsch, 1969, 261-285.

CARMAN, T. Heidegger. In: BERNECKER, S., MICHAELIAN, K. The Routledge Handbook of Philosophy of Memory. London/New York: Routledge, 2017, 557-562.

HEIDEGGER, M. Sein und Zeit. Tübingen: Max Niemayer, 1986.

__________. Die Grundprobleme der Phänomenologie. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1976.

__________. Die Grundbegriffe der Metaphysik. Welt – Endlichkeit – Einsamkeit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1983.

__________. Vom Wesen der menschlichen Freiheit. Einleitung in die Philosophie. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1994.

__________. Zur Auslegung von Nietzsches II. Unzeitgemäßer Betrachtung “Vom Nutzen und Nachteil der Historie für das Leben”. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2003.

__________. Vorträge. Teil 1: 1915-1932. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2016.

__________. Zollikoner Seminare. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2018.

KÄUFER, S. Heidegger on Mineness and Memory. In: Annales Philosophici, Oradea, n. 2, 2011, 51-65.

MCMANNUS, D. Ontological Pluralism and the Being and Time Project. In: Journal of the History of Philosophy, Baltimore, v. 51, n. 4, 2013, 651-673.

REIS, R. Heidegger e a Ilusão Transcendental. In: Studia Heideggeriana, Buenos Aires, v. 1, 2011, 183-218.

REIS, R. Heidegger, a ilusão e o sentido positivo da dialética transcendental. In: WU, R., NASCIMENTO, C. A obra inédita de Heidegger. São Paulo: LiberArs, 2012, v. 1, 201-212.

RUIN, H. Anamnemic subjectivity: new steps toward a hermeneutics of memory. In: Continental Philosophy Review, Dordrecht, 48, 2015, 197-216.

WITHY, K. Situation and Limitation: Making Sense of Heidegger on Thrownness, In: European Journal of Philosophy, Hoboken, 22, 2011, 75-80.

WITHY, K. Still, the Unrest of Question of Being. In: FRIED, G., POLT, R. After Heidegger?. London/New York: Rowman & Littlefield, 2018, 223-231.

WITHY, K. Concealing and Concealment in Heidegger. In: European Journal of Philosophy, Hoboken, 2017. Published online 13 March.DOI: 10.1111/ejop.12236




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i38.4287

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


eISSN: 2359-6384