Tese da compatibilidade na teoria do intelecto de Tomás de Aquino

Lucas Nogueira Borges

Resumo


A proposta deste artigo consiste em demonstrar que a teoria do intelecto em Tomás de Aquino exige uma relação de compatibilidade entre o objeto externo (extra animam) e o intelecto humano. O intelecto, princípio da ação intelectiva, não é compatível com o objeto externo, porque é imaterial. Entretanto, sua operação é compatível com a coisa material.  A tese do modelo de identidade formal na teoria da intencionalidade de Tomás de Aquino elucida que o intelecto pode se referir a objetos no mundo porque há entre ele e seu objeto um princípio de identidade entre a forma existente na coisa e a forma existente no intelecto humano. Partindo dessa tese já consagrada, pretende-se mostrar que certas afirmações de Aristóteles interpretadas por Tomás explicam por que o intelecto humano é capaz e está, na maioria dos casos, em condições de apreender objetos materiais. Assim nesse trabalho são discutidas quais as propriedades do intelecto humano segundo Tomás, enquanto potência da alma e, por fim, sustenta-se a tese de que a exigência do objeto para as operações do intelecto é um princípio de compatibilidade.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i40.4468

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eISSN: 2359-6384