A EMERGÊNCIA DA PASTORAL CRISTÃ: UMA PERSPECTIVA GENEALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.13102/ideac.v1i43.5883Resumo
Esse artigo tem o objetivo de compreender a emergência do Pastorado cristão na Sagrada Escritura. Tem por base as teorizações acerca da vontade de condução e a perspectiva genealógica. Utiliza a Sagrada Escritura como um monumento histórico-religioso, articulado a elementos conjecturais. Apresenta a discussão em três momentos: a ideia de pastorado entre os hebreus e seus descendentes (israelitas e judeus), a ideia de pastorado cristão nos Evangelhos e nas cartas de Paulo. Considera que o pastorado cristão tornou-se uma complexa “arte de conduzir”, tendo a Sagrada Escritura como um de seus aportes principais, onde emergia seus enunciados e sua legitimação.
Referências
BÍBLIA SAGRADA. Bíblia. São Paulo: Editora Ave Maria, 2007.
BLAINEY, George. Uma breve história do cristianismo. Curitiba: Editora Fundamento, 2012.
BOWKER, John. Deus: uma breve história. São Paulo: Globo, 2002.
CANDIOTTO, Cesar. A prática da direção da consciência em Foucault: da vida filosófica à vida monástica cristã. In: CANDIOTTO, Cesar; SOUZA, Pedro de. Foucault e o cristianismo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 93-110.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GONZÁLEZ, Justo. L. Uma história do pensamento cristão. v. 1: do início até o concílio da Calcedônia. São Paulo: Cultura cristã, 2004.
HOORNAERT, Eduardo. Origens do cristianismo. São Paulo: Paulus, 2016.
JOSEFO, Flavio. História dos hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
KÜNG, Hans. A Igreja Católica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
RABINOW, P. & DREYFUS, H. Michel Foucault – uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Paulo: Claraluz, 2005.
TAUBES, Jacob. La teología política de Pablo. Madrid: Trotta, 2007.