O ENSINO DA PEDIATRIA E DA GINECOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Márcia Reis Rocha Rosa, Maria Conceição Oliveira Costa, Andreia de Alencar Costa Rocha, Adenilda Lima Lopes Martins

Resumo


Na formação do profissional médico, o processo de ensino/aprendizagem da Pediatria/Hebiatria e Ginecologia/Obstetrícia, enquanto especialidades básicas constitui requisito fundamental para a atuação necessária e eficiente em Atenção Primária à Saúde. Portanto, além de um requisito primordial, a capacitação nestas especialidades constitui um desafio para as Instituições de Ensino Superior/IES, independente do nível de desenvolvimento social e do país onde essas práticas possam ser planejadas e desenvolvidas.  O presente manuscrito tem como objetivo descrever a experiência desenvolvida pelos docentes e alunos do curso de medicina da UEFS, no cumprimento das atividades teórico-práticas dessas especialidades, integrantes dos componentes curriculares das Práticas Integradas Ensino Serviço e Comunidade III e IV (PIESC III e IV), no período entre 2013 a 2016.   São relatados procedimentos teórico-práticos, anamnese, exame físico, raciocínio diagnóstico, que permeiam o atendimento clínico. O processo de ensino/aprendizagem é analisado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, com identificação de facilidades e dificuldades enfrentadas pelas equipes. Considera-se que as atividades das PIESC III e IV vêm cumprindo seus objetivos, no que concerne ao processo de ensino/aprendizagem da Clinica Ampliada em Pediatria e Ginecologia, para atuação profissional, no nível da Atenção Primária à Saúde.


Palavras-chave


pediatria; ginecologia; educação médica; atenção primária à saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


Campos FE, Aguiar RAT, Belisario SA. A formação superior dos profissionais de saúde. In: Giovanella L et al. (org.). Políticas e sistemas de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.

Sant’Anna CC. O ensino da puericultura e da pediatria no Rio de Janeiro: a propósito do bicentenário da faculdade de medicina da UFRJ. Revista de Pediatria SOPERJ. 2009; 10(1):16-20. Disponível em: http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=124. [12.11.2016].

Puga TF, Benguigui Y . Ensino de Pediatria em escola de medicina da América Latina. Washington: Organização Panamericana de Saúde, 2003. Disponível em:

. [02.11.2016].

Brasil, Ministério da Educação. Resolução CNE/CES Nº 4, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15864-rces004-01&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192>. [23.11.2016].

Brasil, Ministério da Educação. Resolução CNE/CES Nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192. [23.11.2016].

Rossiaud J. Sexualidade. In: Le Goff J, Schmitt JC (orgs) Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru-SP: EDUSC, 2002. Vol. II, p. 477-492.

Peixoto MT, Carvalho RC, Martins ALL, Silva KLO, Silva MO. Projeto Terapêutico Familiar: uma tecnologia para a gestão do cuidado. In: Anais do XXVI CONGRESSO DA ALASS - CALASS 2015, 2015, Ancona - Itália. Actas CALASS 2015, 2015. Disponível em: http://www.alass.org/cont/priv/calass/docs/2015/sesion17/0309_sesion17_4_pt.pdf. [23.11.2016].

Brasil, Ministério da Saúde. Assistência Pré-natal: Manual técnico. 3ª ed. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde/Ministério da Saúde, 2000. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd04_11.pdf. [23.11.2016].

Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). Calendários SBIm. Disponível em: < http://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao>. [24.01.2017].

Brasil, Ministério da Saúde. Gestação de alto risco: manual técnico. 5a. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestacao_alto_risco.pdf . [23.11.2016].

Brasil, Ministério da Saúde. Assistência em Planejamento Familiar: Manual Técnico. 4a. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: [23.11.2016].

Brasil, Ministério da Saúde. Diretrizes Brasileiras para o rastreamento do Câncer do Colo do Útero. Rio de Janeiro: INCA, 2012. Disponível em: www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Diretrizes_rastreamento_cancer_colo_utero.pdf [23.11.2016].

Brasil, Ministério da Saúde. Consenso Câncer de mama, 2004. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/consensointeg [23.11.2016].

Marcondes E. A pediatria e o ensino da atenção primária. Pediatria. 1998; 20(3);171.

Moreira MA. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente 2011; 4(1):2-17. Disponível em: http://www.ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/viewFile/97/96 [23.11.2016].

Prearo AY, Pires Rizzato AB, Ferreira Martins ST. O ensino de pediatria na atenção básica em saúde entre as fronteiras do modelo biomédico e a perspectiva da integralidade do cuidado: a visão dos médicos supervisores. Interface, Comunicação Saúde Educação 2011; 15(39):1039-1051. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180121094008. [23.11.2016].

Amaral E, Zeferino A, Nadruz W, Antonio MA, Sarian L, Inhaia C. Successful accomplishment of educational goals with clinical experience 4. at public primary care facilities. Med Teach. 2007; 1-6. [Epub ahead of print]




DOI: http://dx.doi.org/10.13102/rscdauefs.v7i2.1617

Apontamentos

  • Não há apontamentos.