VIVÊNCIA DA HOMEOPATIA: UMA RACIONALIDADE MÉDICA INTEGRATIVA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS

Célia Maria Carneiro dos Santos, Ingrid Estefania Mancia de Gutiérrez, Marcelo Luiz Pereira de Souza Filho, Ewerton Vinicius da Silva Pereira

Resumo


Novos paradigmas em saúde no fim do século XX efetivaram a consolidação da homeopatia no âmbito da Saúde Pública como um dos elementos das Práticas Integrativas e Complementares (PIC). A divulgação dos conhecimentos básicos das PIC entre os profissionais de saúde ainda é assunto distante da medicina convencional praticada e vivenciada nos cursos de graduação do país. O objetivo deste trabalho é relatar as atividades de homeopatia desenvolvidas no curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), assim como a construção de liga acadêmica sobre o tema por parte dos estudantes de medicina. Para este estudo descritivo, foram avaliados os prontuários dos pacientes atendidos no ambulatório de Homeopatia do Programa Terapias Não Conven-cionais da UEFS e nas consultas clínicas do módulo de Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC), no período entre 2012-2016. Nesse período foram acompanhados clinicamente 54 usuários, predominante do gênero feminino (72,2%), adultos (77,8%), sendo prescritos 39 medicamentos homeopáticos, prevalecendo os de origem vegetal (59,0%), seguidos dos medicamentos de origem animal (28,2%) e mineral (12,8%). Salientamos a importância de introduzir os conhecimentos da homeopatia nas grades curriculares dos cursos de saúde, a fim de formar profissionais capacitados para a correta indicação e realização de tais práticas nos serviços de saúde.


Palavras-chave


homeopatia, assistência à saúde, educação em saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.13102/rscdauefs.v7i2.1732

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