A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MÚSICA NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL

Anderson Cleomar dos Santos

Resumo


Esta investigação teve por objetivo pesquisar de que forma a diversidade cultural está
sendo abordada na formação inicial dos estudantes do Curso de Licenciatura em Música
da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e também se a mesma faz parte
das práticas pedagógicas iniciais dos licenciandos, enquanto bolsistas nas escolas
assistidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A
investigação se apoiou em alguns autores, leis e documentos a exemplo de Penna
(2014), Santiago e Ivenicki (2016), Borges (2010), DaMatta, (1981), Laraia (2001),
Rocha (1988), Lei n° 11.645/08, Parecer CNE/CP 03 e Resolução CNE/CP 01/2004,
entendendo a importância de se contemplar as culturas e histórias de matrizes africanas,
afro-brasileiras e indígenas na formação inicial e atuação posterior na educação básica.
Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, que teve como instrumentos de coleta a
aplicação de questionários, a análise da matriz curricular e de atividades acadêmicas do
curso de Licenciatura em Música da UEFS.


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