A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL (2000-2005)

Andressa Cerqueira Gonçalves

Resumo


O presente trabalho é resultado da pesquisa intitulada “A produção acadêmica em políticas educacionais para formação de professores na Educação Infantil no Brasil (2000-2005)” que tem como objetivo analisar as características das teses e dissertações produzidas no período de 2000 a 2005 nos programas de pós-graduação em educação e identificar as principais tendências dessa produção, em relação às perspectivas de constituição do campo de estudo em políticas educacionais para Formação de Professores na Educação Infantil. O estudo faz parte da pesquisa intitulada “Questões epistemológicas e metodológicas da produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil (2000-2010). Como referencial teórico nos fundamentamos nos seguintes autores: Kuhlmann Júnior (1998) e Arce (2001) para discutir a trajetória da educação infantil; Gatti (2010) sobre formação de professores; Arce e Raupp (2012), Martins Filho (2006; 2009), Kishimoto (1999), Santana (2011), Strenzel (2000) para aporte teórico sobre as políticas educacionais para formação de professores na educação infantil; André (1986), Ferreira (2002), Romanowski (2013) sobre a metodologia e abordagem.

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