A PRESENÇA DAS CULTURA/S REGIONAIS/LOCAIS NAS AÇÕES DO EDUCAR MEDIADAS POR PROFESSORES/AS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE FEIRA DE SANTANA.

Evelly de Mônaco Silva Soares

Resumo


As perguntas realizadas durante a entrevista surgiram a partir de uma necessidade de
encontrar respostas para os questionamentos que nos levaram a pesquisar sobre o tema
cultura/s regional/s local/s. Através dos dispositivos de investigação utilizados para
sedimentação/construção dos dados, buscamos compreender a importância das
expressões culturais nas ações do educar em espaços escolares da educação básica, bem
como se há mais presença ou ausência dessa situação. As atividades foram conduzidas
pelos seguintes objetivos específicos Averiguar se existe um espaço no trabalho
pedagógico dos professores/as nas instituições de ensino que possibilitem o contato dos
alunos com a Cultura/s regionais/locais nas ações do educar; compreender a importância
da atuação do professor como mediador das expressões da/s Cultura/s regional/local nas
ações do educar e como estes estão fazendo essa mediação; identificar os significados
da/s Cultura/s regional/local nas ações do educar e como estas contribuem no processo
de aprendizagem dos alunos. As escolas escolhidas para realização deste estudo foram
A Escola Municipal José Pinto Marques está situada no centro do município de Anguera
e atende a maioria dos jovens e adolescentes da população anguerense. A cidade é
marcada por inúmeros repertórios culturais. Fomos informados que é bastante presente
o samba de roda, as pertenças afrodescendentes, a valorização das religiões
afrodescendentes, a quadrilha e dentre outros repertórios. Em Anguera a entrevista foi
realizada com nove (9) alunos. Destes, me apropriei da fala de quatro (4) deles para
tecer esse trabalho: João; Marcos; Rafaela e Maria, além de dois (2) educadores uma
(01) professora Fabiana e um (01) coordenador, Gilberto. A Escola Municipal Cerqueira
Alves, situada no Bairro Queimadinha, Feira de Santana, também se identificou com a
proposta da pesquisa e decidiu aceitar o convite para realização da pesquisa na escola.
Duas professoras da escola Heloisa e Verônica atenderam ao convite em participar da
pesquisa e permitiram a observação participante das aulas e a realização da entrevista.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.