Problem Database Manager: uma ferramenta para gerenciamento de problemas no auxílio à metodologia de aprendizagem baseada em problemas.

Evaldson Queiroz Nunes

Resumo


Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é uma estratégia educativa centrada no aluno para ajudar a desenvolver o raciocínio e a comunicação, que são habilidades essenciais para o sucesso na vida profissional. O método baseado nas teorias construtivistas de Jean Piaget e Vigotysk envolve o conflito de alunos com problemas do mundo real. O aluno é constantemente estimulado a aprender e realizar-se no processo de construção de sua aprendizagem (DESLILE, 1997; BOUD e FELETTI, 1998; DUCH et al, 2001).
No contexto da UEFS, o curso de Engenharia de Computação adaptou a metodologia, que teve seu surgimento em 2003 [Oliveira, Arruda & Bittencourt, 2007; Santos, Angelo & Loula, 2008]. A estratégia de condução da PBL torna o problema a ser trabalhado pelos alunos um elemento essencial no processo de aprendizado. Isso implica na necessidade de atenção especial na elaboração dos problemas (SANTOS, 2009).
De fato, a elaboração dos problemas é uma das tarefas que requer mais esforço para uma boa aplicação da metodologia. A conservação deste esforço é essencial para possibilitar uma dinâmica e integração entre os professores envolvidos na tarefa de elaborar problemas e mantê-los, e isso requer o uso de ferramentas de suporte. A ausência de uma base de dados específica e um sistema que conduza ao desenvolvimento de um modelo adequado à realidade dos cursos prejudica o processo de elaboração de novos problemas e dificulta a possibilidade de reutilização dos mesmos (SANTOS, 2009).
Nesse contexto, [Santos & Bittencourt, 2011] apresentam o Problem Database Manager (PDM). PDM é um sistema web que fornece os atributos necessários para a construção de problemas, dentro do contexto do PBL. Um dos problemas da ferramenta PDM apresentada por (SANTOS, 2009) é que ela não foi devidamente utilizada pela comunidade. Dessa forma, não é possível avaliar os benefícios que ela pode proporcionar para melhor aplicação do PBL. A validação da ferramenta, entretanto, é prejudicada porque a tecnologia utilizada para seu desenvolvimento está ultrapassada e não viabiliza sua implantação.
Este trabalho, então, visa desenvolver e validar uma nova versão da plataforma PDM. Uma vez que se trata de um sistema projetado em 2010, foi necessária uma atualização para que o mesmo pudesse ser adequado a novos requisitos. Um aspecto chave deste trabalho é a validação do sistema. Essa validação visa entender se o PDM melhora a forma como os problemas do PBL são desenvolvidos e se o uso de metadados do sistema geram alguma vantagem em relação às estratégias utilizadas anteriormente para desenvolver e localizar problemas. Assim, buscamos evidências que demonstrem a necessidade de aplicação de uma ferramenta de suporte para aplicação do método PBL.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.