MEDIDOR ALTERNATIVO DE UMIDADE DO SOLO

Ivâ Brandão Oliveira

Resumo


O conteúdo de água no solo é uma variável utilizada em estudos que envolvem agricultura, hidrologia, meteorologia, entre outros. Na agricultura, essa informação é necessária para muitas aplicações, inclusive para o planejamento da irrigação objetivando o aumento da produção agrícola (Teixeira et al., 2005).
Devido à escassez de recursos hídricos para o homem e para atividades agrícolas, tornou-se necessário um planejamento mais eficaz para o consumo da água, com desenvolvimento de metodologias que permitam estimar volumes mais exatos para produção agrícola (SYPERRECK et al., 2008).
Neste contexto, é imprescindível o conhecimento da distribuição do teor de água no solo para o monitoramento hídrico de áreas agrícolas, bem como em estudos que enfoquem a relação solo-água- planta (SOUZA; MATSURA, 2002; CARVALHO; LIBARDI, 2010).
Diversos são os métodos para a determinação do teor de água e, dentre eles, logo os métodos eletrométricos vêm ganhando espaço em função de sua maior versatilidade (FREITAS et al., 2012). Para a avaliação e calibração do teor de água no solo por diferentes tipos de sensores, os mesmos, são comparados com o método padrão de estufa que possui elevada precisão (EMBRAPA, 1997).
Nesse aspecto, é de suma importância o estudo de métodos alternativos de aferição da umidade do solo, tais como o sensor de umidade Arduino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.