CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS MOBILIZADOS POR PROFESSORES ENGENHEIROS PARA GERIR DILEMAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Jefferson da Silva Moreira

Resumo


No Brasil, a docência no ensino superior têm se constituído, nos últimos dez anos, um terreno fértil para o desenvolvimento de problematizações no âmbito das pesquisas educacionais. Os diversos estudos produzidos sobre a temática convergem em denunciar uma problemática no que diz respeito a um conjunto de lacunas no âmbito dos conhecimentos profissionais de professores que atuam nesse nível de ensino, a saber: carência de discussões atinentes às dimensões epistemológicas e filosóficas relacionadas à educação e de natureza psicopedagógica (D’ÁVILA, 2013). Mobilizados por esse cenário de desafios, o texto em tela coloca em relevo resultados finais de pesquisa que objetivou compreender quais são os conhecimentos profissionais mobilizados por professores universitários que atuam em cursos de Engenharia de uma universidade pública baiana para gerir dilemas que se manifestam no cotidiano da sala de aula universitária. A questão de pesquisa que orientou o desenvolvimento desta investigação foi a seguinte: quais são os conhecimentos profissionais mobilizados por professores que atuam em cursos de Engenharia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) para gerir dilemas que se manifestam no cotidiano do seu locus de atuação profissional?
O marco teórico da pesquisa funda-se em discussões tecidas por autores que se debruçam ao estudo da Pedagogia Universitária (D’ÁVILA, 2013; SOARES e CUNHA, 2010; entre outros), os quais denunciam, em suas pesquisas, a problemática em torno da carência de propostas de formação inicial e continuada para professores que atuam nesse nível de ensino. Ancoramo-nos, também, em estudos sobre a base de conhecimentos profissionais para a docência (SHULMAN, 2014; GAUTHIER, 2006) e casos de ensino enquanto instrumentos investigativos e formativos. O conceito de dilemas, proposto por Zabalza (2004, p. 61) que o define como “[...] todo um conjunto de situações bipolares ou multipolares que se apresenta ao professor no desenrolar da sua atividade profissional [...]”, também foi adotado como referencial no nosso trabalho.


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