USO DA TECNOLOGIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Maísa Lis Costa Santos

Resumo


As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm ganhado seu espaço na sociedade, desenvolvendo formas diferentes de armazenar, recuperar e, principalmente, disseminar o conhecimento. Atualmente, o acesso ao conhecimento e à informação acontece mais rapidamente e as novas gerações têm mais acesso que as anteriores, pois as crianças e os jovens convivem em um cenário onde os recursos tecnológicos apresentam um repertório de referências relativas às atividades de lazer, de estudos, de contato, dentre outras funções. O autor Moran, (2000, p.11) nos diz que, “todos estamos experimentando que a sociedade está mudando nas suas formas de organizar-se, de produzir bens, de comercializa-los, de divertir-se, de ensinar e de aprender”.
Com o crescimento das TIC’s no meio social, a internet também ganha espaço na sociedade, modificando consideravelmente na área cultural, familiar e científica. Dessa forma, em todas as áreas da vida humana existe uma notável e rápida modificação nos modos de ser e agir do indivíduo. O uso da internet se dá por uma exigência da cibercultura, que produz transformações na vivência dos indivíduos, em seu cotidiano, nas práticas sociais e na forma de produção e consumo de informações, que com a popularização da internet aconteceu de forma mais rápida e dinâmica através do ciberespaço.
Com a internet e as redes de comunicação, surgem novos espaços importantes para o processo ensino-aprendizagem, que modificam e ampliam as atitudes convencionais na sala de aula. É nesse sentido que o surgimento da internet influência no meio educacional, pois, acredita que as TICs trariam soluções rápidas para a educação.
Dessa forma, há uma necessidade de rever as práticas pedagógicas presentes no cotidiano escolar, estabelecendo novos parâmetros para inserir de forma efetiva as tecnologias disponíveis, com o intuito de auxiliar tanto alunos quanto professores em seus processos de formação. Os alunos e os professores precisam se adequar para acompanhar esse movimento tecnológico dos últimos tempos, implicando em se repensar o papel dos espaços formativos e do professor diante dessa nova demanda social. Nesta seção, apresentamos uma breve discussão sobre a inserção das TICs no processo de formação do estudante de Pedagogia, mais especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS.
Assim, diante do exposto, essa investigação tem a pretensão de responder a seguinte questão: Como acontece a interação entre os docentes e discentes através dos recursos tecnológicos como internet, facebook, e-mails, whatsapp entre outros? A utilização dessas ferramentas tecnológicas contribui para a reflexão dos conteúdos? Qual a percepção dos alunos do curso de Pedagogia sobre o uso das TICs na sala de aula? Este trabalho tem como relevância proporcionar aos professores a compreensão sobre a necessidade da utilização das TIC’s nessa formação, ressaltando que a finalidade é a inserção de novas tecnologias na
mediação com o conhecimento de modo contínuo, bem como sua ampliação para o espaço da
aula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.