A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO CALCULO ESTRUTURAL PARA A ENGENHARIA CIVIL

Samuel de Souza Silva Baruaem

Resumo


Construir significa antes de tudo planejar, é preciso um projeto para posteriormente uma execução. Toda construção necessita de uma estrutura suporte e é nesse aspecto que surge a importância de se conhecer os elementos estruturais. A função prioritária de uma estrutura em uma construção é garantir a forma espacial idealizada e segura por um determinado período de tempo. Essas estruturas ou sistemas estruturais podem ser entendidos como a disposição racional e inteligente de diversos elementos estruturais sendo estes elementos sólidos deformáveis com capacidade de receber e transmitir solicitações no geral. Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa é estudar a importância do desenho no calculo de estrutura convencional; laje, viga e pilar.
Para Souza e Cunha (1998), na construção de uma edificação é necessário que o engenheiro civil tenha conhecimento técnico em desenho para proceder os seguintes passos do projeto estrutural: desenho da planta de cargas e locação dos elementos estruturais, planta de formas e detalhamento das armações ou ferragens. Os elementos estruturais devem estar presentes no projeto, de tal maneira que essa criação atenda todas as exigências do projeto estrutural. Aliado a isso deve se pensar também na forma mais apropriada para atender essas exigências com o menor custo possível, sempre com os níveis de segurança satisfatórios. Para concepção estrutural adequada é necessário levar em conta a finalidade do projeto arquitetônico, pois este determina o posicionamento das estruturas.
No tocante a importância do desenho no calculo estrutural, implica-se que para projetar um calculo de uma laje maciça, viga ou pilar, por exemplo, necessita-se que o projetista tenha conhecimento de desenho técnico e noções das normas técnicas para que o projeto venha a se tornar coerente nas fases de planejamento e montagem da edificação. Visto que, a importância do desenho no cotidiano de um engenheiro projetista é transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.