Validade externa da Escala de conforto para familiares de pessoas em estado crítico de saúde (ECONF) com Questionário sobre a saúde do paciente (PHQ)

Felipe Ferreira Ribeiro Souza

Resumo


A constatação de uma doença e a hospitalização de um indivíduo adulto, que desempenha papéis bem definidos na família, podem gerar desequilíbrio em toda a estrutura familiar. Durante esta fase, é comum ocorrerem alterações de papéis e sentimentos de medo e insegurança que podem precipitar crises, das quais não podemos excluir transtornos psicopatológicos (VILA, ROSSI, 2002; GRAZZIANO, BIACHI, 2004).
Para adequada aferição de conforto e depressão nestes familiares, são utilizadas escalas validadas internacionalmente e no contexto brasileiro. Frente a esse panorama, Freitas (2012) construiu um instrumento que permite a avaliação do nível de conforto vivido por familiares no contexto da unidade de terapia intensiva, denominado Escala de Conforto para Familiares de Pessoas em Estado Crítico de Saúde (ECONF).
Assim, tendo em vista a importância de se utilizar instrumentos de medida validos, propõe-se o exame da validade da ECONF a partir de um critério externo. Nesse estudo a medida critério utilizada será o Questionário sobre a saúde do paciente-9 (Patient Health Questionnaire-PHQ-9), validado mundialmente, inclusive no Brasil (SPITZER, KROENKE, WILLIAMS, 1999; SPITZER et al, 2000; OSÓRIO et al, 2000). O PHQ-9 é considerado um instrumento útil tanto no diagnóstico quanto no prognóstico e acompanhamento da evolução da depressão no indivíduo, por demonstrar não só a presença de depressão, mas também a sua gravidade e resposta ao tratamento (KROENKE, SPITZER, 2002).
O escopo do trabalho foi buscar a validade externa da ECONF e sua correlação com o PHQ, devido à ausência de um instrumento padrão ouro para a medida do conforto. Além de verificar os níveis de conforto e depressão em familiares de pacientes internados em unidades de terapia intensiva, segundo o PHQ e a ECONF.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2297

Apontamentos

  • Não há apontamentos.