DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS RURAIS DO TERRITÓRIO DO SISAL E AS RELAÇOES URBANO-RURAL: UM PROCESSO REVERSO NA PEQUENA CIDADE?

Betania Lima Machado Souza

Resumo


Para Destarte (apud ANCELES 2001), a empresa rural é unidade de produção para uma comunidade mais ampla, onde se associam terra, trabalho, capital e técnica, tudo dirigido organicamente a um fim econômico. O desenvolvimento rural é definido como um processo que resulta de ações articuladas, que visam induzir mudanças socioeconômicas e ambientais no âmbito do espaço rural para a melhoria na renda, na qualidade de vida e do bem-estar das populações. As empresas rurais do Território do Sisal (Figura 1) se configuram pelas diversificações e transformações socioambientais que se deram na região rural do Território do Sisal a partir da década de 1990, principalmente com o eixo da mineração.
Este estudo buscou-se realizar o levantamento quantitativo das empresas rurais dos pequenos municípios do Território do Sisal (BA), a fim de verificar possíveis impactos deste processo na dinâmica das relações urbano rural, identificando essa reorganização do espaço através da implantação das empresas.
Para a realização do estudo elaborou-se um banco de dados com apoio também do SIG (Sistema de Informações Geográficas), com a finalidade de contribuir na investigação de fenômenos espaciais relacionados às empresas rurais e a relação urbano-rural das pequenas cidades do Território do Sisal.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.