COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO DAS PEQUENAS CIDADES DO TERRITÓRIO DO SISAL

Erica Cardoso Lima

Resumo


A existência de cooperativas e a forma como suas ações estão inspiradas nos princípios cooperativistas sempre motivou pesquisas. A presença das cooperativas de crédito, alternativa ligada à economia solidária, é característica marcante no Território do Sisal, localizada no semiárido baiano, onde predominam cidades pequenas que possuem limitados serviços bancários.
As cooperativas de crédito atuam em parceria com outras entidades da sociedade civil, intermediam financiamentos públicos, oferecem serviços bancários para seus associados e toda a população, além de desenvolvem atividades com o objetivo de disseminar os princípios cooperativistas. Nas pequenas cidades, as cooperativas de Crédito se materializam, através dos Postos de Atendimento Cooperativo (PACs), onde são oferecidos os serviços financeiros. Na cidade sede, além do PAC existe também a sede da cooperativa.
Dessa forma, uma pesquisa na busca por conhecer essa realidade, pode servir para outros estudos e também como uma forma de retorno a sociedade, mostrando o quanto é importante este tipo de organização econômica popular.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.