IDENTIFICAÇÃO DE PRAGAS E DOENÇAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO EM TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA NA COMUNIDADE TANQUE SENZALA, EM SANTO AMARO, BAHIA

Gleidane de Freitas Souza

Resumo


O uso de agrotóxicos tem provocado a contaminação dos alimentos, do solo, da água e dos animais; a intoxicação de agricultores; a resistência de patógenos, de pragas e de plantas invasoras; o surgimento de doenças iatrogênicas; o desequilíbrio biológico com a supressão de organismos benéficos e a redução da biodiversidade (BETTIOL e MORANDI, 2009). Diante desses problemas, uma parcela dos agricultores vem buscando o uso de práticas agrícolas sustentáveis.
Porém, é imprescindível ter presente que a simples substituição de agroquímicos por adubos orgânicos mal manejados pode não ser solução, podendo inclusive vir a ser a causa de outro tipo de contaminação (CAPORAL, 2009).
Na agricultura orgânica, o manejo fitossanitário se baseia na prevenção, criando condições que desfavoreçam o surgimento de agentes de doenças e pragas nas plantas cultivadas. Contudo, quando a integração de práticas culturais impossíveis de evitar a ocorrência e contenção destes organismos em nível tolerável, são necessárias medidas emergenciais, tais como, uso de bioinseticidas e preparados caseiros (EMBRAPA, 2012).
Nesse contexto, torna-se importante o conhecimento dos problemas fitossanitários presentes em um sistema de produção, considerando este um dos fatores limitantes na produção agrícola.
Diante do exposto, foi realizado um levantamento fitossanitário para conhecimento dos agentes de doenças e insetos-praga associados aos sistemas de produção convencional (em transição agroecologia), visando a proposição de estratégias de manejo ecológico com reflexos positivos sobre o meio ambiente, na Comunidade Tanque Senzala, município de Santo Amaro, localizado próximo ao Centro de Agroecologia Rio Seco, uma vez que vêm se firmando no mercado como produtores orgânicos e passam por um processo de transição agroecológica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i21.2359

Apontamentos

  • Não há apontamentos.