O TRABALHO PEDAGÓGICO COM JOGOS E BRINCADEIRAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO.

Luciana Freitas de Oliveira Almeida

Resumo


O presente texto tem como objetivo fazer uma análise sobre a organização pedagógica com os jogos e brincadeiras nas aulas da Educação Infantil do Campo, em uma escola municipal, de um distrito de Feira de Santana. Trata-se de um recorte do projeto de pesquisa maior, vinculado ao Centro de Documentação em Educação (CEDE) intitulado: “Educação infantil na zona rural: caracterização e análise do cenário de implementação das políticas de educação do campo no município de Feira de Santana”.
Este trabalho justifica-se porque os jogos e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil do Campo e não existe na literatura uma investigação sobre esse tema com foco na escola do campo. Neste cenário a questão de pesquisa que norteia é como se organiza o trabalho pedagógico com os jogos e brincadeiras nas aulas da Educação Infantil do Campo?
Ao refletir sobre o lugar que os jogos e brincadeiras ocupam no cenário da Educação Infantil do Campo, cabe retomar alguns dispositivos legais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394/96, estabelece no Art. 28, a necessidade de adaptações na oferta de educação básica para a população rural. O artigo da lei assevera o dever dos estabelecimentos de ensino em assegurar tais adaptações e dispõe que:
I Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;
II Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;
III Adequação à natureza do trabalho na zona rural.(BRASIL,1996)
Considerando o artigo supracitado está prescrito em Lei, que a educação é necessária para a população do campo, em especial, as crianças. Assim, deve ser considerada com todas as suas especificidades, enfatizando a importância da permanência na escola e as aulas precisam envolver os alunos da zona rural com o prazer e o encanto em aprender.
Posteriormente, no artigo 29, da mesma Lei 9.394/96 no que tange a Educação Infantil fica estabelecido que a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade odesenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (BRASIL, 1996) As considerações asseveradas nestes artigos fomentaram a necessidade de ampliar o estudo em torno do tema Educação Infantil do Campo e suas relações com a Educação Física. Isso porque essa mesma lei no parágrafo 3º do artigo 26 institui que a Educação Física, integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica (BRASIL, 1996).


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