HÁBITO DE CONSUMO DE MÚSICA POR MEIO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL DE JOVENS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA.

Raisa Cruz Cerqueira

Resumo


Esse trabalho fez parte do Projeto de Pesquisa Música na Escola: Investigando Práticas Pedagógicas Musicais e tem como proposta analisar os hábitos de consumo dos conteúdos audiovisuais relacionados à música de estudantes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Feira de Santana- BA. Desde 2008, quando foi aprovada a lei n. 11.769 que torna a música conteúdo obrigatório no componente curricular Arte na educação básica, fez-se necessário ampliar as pesquisas da área de Educação Musical que tem como foco o ensino de música escolar. Sendo assim também se fizeram necessárias pesquisas que investiguem o comportamento de jovens em idade escolar frente às práticas sociais vinculadas às Tecnologias da informação e sua influência nos processos de ensino-aprendizagem (OSWALD; FERREIRA, 2011). E, de maneira mais direta, a influência que estas práticas têm no acesso, consumo e processos de ensino-aprendizagem de música, como forma de adequar propostas de ensino às características do seu público-alvo (GOHN, 2008; SILVA, 2009).
Pensar em atividades musicas é pensar em comportamentos da sociedade, e a música é quase indissociável do cotidiano urbano e torna-se o meio de expressão e de integração emotiva preferido dos movimentos juvenis. Nessa perspectiva, ela não é apenas um veículo, mas antes de tudo um comportamento coletivo (SEREN, 2011). É necessário também levar em consideração a mídia como um fenômeno de grande relevância para disseminação de conteúdos musicais hoje em dia, sendo a televisão e a internet grandes veículos da mídia de massa. Esse tipo de consumo musical, atrelado a imagens está mais comum do que pensamos, seja por novelas, filmes, propagandas de TV, este recurso está cada vez mais compondo o cotidiano das pessoas (CARVALHO, 2006).
Portanto, aprofundar o conhecimento sobre como o hábito musical tem acontecido dentro do contexto escolar, levando em consideração os conteúdos que envolvem música que é distribuído através de plataformas de audiovisual, se mostra importante, principalmente para os profissionais que trabalham com educação musical possam conhecer melhor o contexto do campo de trabalho afim de aprimorar sua intervenção nesses espaços, tornando a Educação Musical ainda mais eficaz dentro da escola.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.